FUTURO: Baixo Madeira recebe Conferência de Educação Ambiental a partir desta sexta (25)

Evento acontece até o domingo, dia 27

FUTURO: Baixo Madeira recebe Conferência de Educação Ambiental a partir desta sexta (25)

Foto: Divulgação

A I Conferência de Educação Ambiental das Escolas Estaduais do Baixo Madeira envolve quatro escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e acontece a partir desta sexta-feira (25) e indo até o domingo (27).

 

O evento é uma ação da pesquisa de doutorado da professora e pesquisadora Berenice Simão, que também atua como professora na região. As ações de pesquisa tiveram início em maio deste ano e todas as escolas abraçaram a proposta de ampliar e potencializar as diversas ações de Educação Ambiental que já existiam nas escolas.

 

A realização da conferência é uma dessas ampliações e terá como objetivo criar as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida), em cada uma das escolas participantes.

 

É uma das mais importantes ações da Educação Ambiental para as escolas e região, principalmente porque cumpre exigências da Legislação educacional referente a esse tema (Lei 9795 /1999) ratificadas dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como do Referencial Curricular de Rondônia.

 

“Cuidar do ambiente é cuidar de nós, da nossa casa comum e exercer uma preocupação com o outro”, reforçou Berenice Simão.

 

 

A Educação Ambiental permeia toda a ação curricular de forma transversal e interdisciplinar e a forma como estamos caminhando nestas ações mostra o compromisso no cumprimento da mesma de forma também democrática e participativa – defendem os professores, gestores e alunos das escolas envolvidas no evento.

 

Chance

 

A EEEFM General Osório, por meio de sua direção, estará na recepção e sede do evento. A Seduc disponibilizou 40 passagens fluviais para professores e alunos custearem o deslocamento até Calama.

 

Está confirmada a presença de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para colaborarem com as palestras e debates.  Portanto, haverá uma média de 12 participantes por escola mais os convidados da UNIR.

 

Embora esse evento tenha sido motivado por uma pesquisa científica, o objetivo é tornar a Educação Ambiental Escolar um hábito constante, vivo e que envolva toda comunidade da região formulando proposta de um desenvolvimento sustentável junto às diversas esferas de gestão governamental de Rondônia e do Brasil, seja na pesca, agricultura de várzea e nas mais diversas extrações e industrializações dos produtos da floresta.

 

Pela primeira vez, Baixo Madeira receberá pela primeira vez uma conferência sobre Educação Ambiental - Foto: Divulgação

 

Conhecimento

 

No próximo dia 08 de dezembro, duas escolas do Distrito de São Carlos farão mostras de conhecimentos em forma de teatro, maquetes, filmes e muito debate para partilhar com toda a comunidade as aprendizagens resultantes dos Projetos de Educação Ambiental e disciplinas eletivas do novo ensino médio.

 

O evento da Escola Municipal Henrique Dias acontecerá no turno da tarde e envolverá as turmas do ensino fundamental. O foco da atividade será uma mostra artístico cultural que trará exposição de fotos e documentário mostrando a história do ambiente de São Carlos. Haverá exibição de vídeos e teatro também dentro da temática ambiental.

 

Já a Escola Estadual fará sua mostra de atividades a partir das 17 horas e envolverá todo o Ensino Médio com maquetes de pontos turísticos de Rondônia, Hidrelétricas e balsas de garimpos.

 

As maquetes mostrarão a importância de cuidados com o ambiente. Haverá também mostra de teatro e inauguração de lixeiras para mobilizar uma campanha de coleta seletiva de lixo.

 

Ambos os eventos foram motivados pelas atividades de pesquisa-ação em Educação Ambiental da pesquisadora Professora Berenice Simão e já integram o projeto político das escolas como atividades curriculares permanentes. Berenice é professora de Língua Portuguesa em ambas as escolas.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS