EM CACOAL: Sebrae marca presença no 5º Encontro de Pregoeiros de Rondônia

O evento aconteceu em Cacoal e contou com a participação de 200 pregoeiros de todos os municípios de Rondônia

EM CACOAL: Sebrae marca presença no 5º Encontro de Pregoeiros de Rondônia

Foto: Divulgação

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), com o Programa Cidade Empreendedora e Inovadora, foi parceiro da Associação Nacional de Pregoeiros, Presidentes de CPL, Membros e Equipes de Apoio (ANPPME) no 5º Encontro de Pregoeiros de Rondônia, o maior evento de licitações da Região Norte, que aconteceu na última sexta-feira (02)[S1] , na cidade de Cacoal.
 
 
 
A gestora do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora, Priscilla Salierno, acompanhou todo o evento e afirmou: “A parceria do Sebrae, pelo programa Cidade Empreendedora e Inovadora, no 5º Encontro de Pregoeiros de Rondônia, é de suma importância para trazer conteúdo e conhecimento aos municípios; com a nova Lei de Licitação nº 14.133/2021. Estamos trabalhando fortemente para a Construção de políticas de inclusão de MEI, ME e EPP nas compras públicas dos municípios.”
 
 
 
“O 5º Encontro de Pregoeiros de Rondônia fomenta e estimula a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. Essa atividade dá ênfase a políticas de inclusão de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) nas compras públicas, considerando diretrizes de tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas. Com isso, oportuniza a geração de ocupação, emprego e renda e promove o desenvolvimento econômico dos territórios”, acrescentou o analista técnico do Sebrae em Rondônia Pedro Affonso.
 
 
 
A ANPPME, Associação Nacional de Pregoeiros, Presidentes de CPL, Membros e Equipes de Apoio, é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu da necessidade de organizar a classe dos agentes de compras envolvidos nas contratações de bens e serviços realizados pelas administrações públicas. A ANPPME acredita que a qualificação dos profissionais é o pilar fundamental para o melhor desempenho das atividades dos agentes que atuam nas contratações públicas.
 
 
 
“Esse evento surgiu de um sonho de unir as equipes de compras do estado de Rondônia, melhorando a qualidade nas contratações públicas. Hoje olhar para esse evento e ver a proporção que ele chegou me faz sentir que a missão inicial foi cumprida, e hoje temos um objetivo ainda maior, que é levar o evento para todo o Brasil”, afirmou Fernandes Lucas, presidente da Associação de Pregoeiros.
 
O presidente da associação apontou como principal expectativa do evento a capacitação dos inscritos, passando de forma clara e concisa os ensinamentos para que os participantes saíssem de lá com o conhecimento necessário para iniciar o processo de implementação da Lei 14.133/2021 em seus municípios.
 
 
 
“As edições anteriores tiveram palestras excepcionais, mas esta foi marcante, cada tema se juntou aos temas anteriores formando um grande curso de capacitação, graças à coordenação cientifica realizada pelo professor mestre Daniel Almeida, que organizou com maestria cada palestra”, disse Fernandes Lucas.
 
 
 
O presidente ainda completou dizendo: “Rondônia sempre foi um estado bem ativo na aplicação das inovações voltadas para a contratação pública, somos o primeiro estado com 100% dos municípios a utilizar pregão eletrônico, e graças a um trabalho efetivo e em parceria com nosso Tribunal de Contas seremos com toda a certeza o primeiro estado do Brasil a regulamentar a nova Lei de Licitações e Contratos, 14.133/2021. Graças a parcerias na realização, como Sebrae e Licitanet, conseguimos trazer professores de altíssimo nível por um preço acessível aos municípios e tivemos um grande volume de gestores que, além de participar do evento, encaminharam suas equipes completas para a capacitação”.
 
 
 
O evento acontece todos os anos desde 2016. Neste ano aconteceu sua quinta edição, que contou com a participação de 200 pregoeiros de todos os municípios de Rondônia. O encontro aconteceu entre os dias 30/08 a 02/09, no Teatro Municipal de Cacoal.
 
 
 
A programação contou com 13 palestrantes e um workshop, que contabilizaram 30 horas de conteúdo com profissionais renomados. Cada inscrito recebeu um kit de materiais, sendo uma caneta pen drive, bloco de rascunho, squeeze e mochila. Além de coffe break, o evento também disponibilizou um curso em formato digital e certificação com validação via QR Code e código antifraude.
 
 
 
Histórico
 
O Encontro de Pregoeiros de Rondônia foi idealizado pela ANPPME e teve sua primeira edição em 2016, no Auditório da Câmara Municipal, no município de Ji-Paraná. Na oportunidade contou com expressivo apoio do Sebrae-RO[S2] e da Plataforma Licinanet e contou com a participação de agentes de licitações.
 
 
 
A segunda edição aconteceu em Ariquemes, no ano de 2017, e contou com a participação de mais de 150 inscritos. Realizado no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, o evento consolidou o Encontro de Pregoeiros de Rondônia como um dos maiores da Região Norte a tratar sobre o tema licitações.
 
 
 
Em 2019 foi a vez de Cacoal receber o 3º Encontro de Pregoeiros de Rondônia. O evento, que aconteceu no Auditório da Uesc, reuniu mais de 200 agentes de licitações de todo o estado, com a participação de sete palestrantes. Na oportunidade a ANPPME lançou uma revista comemorativa.
 
 
 
O 4º Encontro de Pregoeiros de Rondônia deveria ter acontecido em 2020, porém, em razão da pandemia de Covid-19, precisou ser adiado, mas voltou em 2021 e foi mais um grande sucesso.
 
 
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS