DESENVOLVIMENTO: Funasa coloca o saneamento básico de Rondônia em destaque no Brasil

Guajará-Mirim recebe seu plano Municipal de Saneamento Básico, entregue desenvolvido pela Funasa em parceria com o Instituto Federal de Rondônia

DESENVOLVIMENTO: Funasa coloca o saneamento básico de Rondônia em destaque no Brasil

Foto: Divulgação

 

Uma grande notícia para o desenvolvimento social e, em especial para a saúde do povo de Rondônia foi anunciado no último dia 23 de agosto, pelo Superintendente da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia (Funasa), João Marcos de Siqueira. Durante audiência realizada no município de Guajará-Mirim foi entregue o Plano Municipal de Saneamento  (PMSB), desenvolvido pelo IFRO em parceria com a FUNASA e municípios.
 
De acordo com o superintendente, “talvez a maioria da população de Guajará-Mirim e de Rondônia não tenha muita noção no que estávamos fazendo no município naquele dia, mas sem dúvida o que foi entregue naquele momento irá entrar para história de Guajará, de Rondônia e do Brasil, como um marco de um novo tempo”, disse Siqueira
 
 
Superintendente da Funasa, João Marcos de Siqueira, falou sobre o Plano Municipal de Saneamento  (PMSB), feito pelo IFRO em parceria com a Fundação e municípios
 
 
O município de Guajará-Mirim, junto com outros 18 municípios de Rondônia, que também receberão seus planos de Saneamento Básico até final deste ano, estarão entrando para o roll do marco legal do saneamento, que irá beneficiar neste primeiro momento, aproximadamente 265 mil habitantes em todo estado.
 
O plano de saneamento, se acordo com Siqueira, tem como propósito dotar o município de um acervo de documentos de planejamento que irá subsidiar a gestão municipal para investimento na área de saneamento para os próximos 11 anos, com indicação de ações e metas a serem alcançadas, por ordem de prioridades, com valores e prazos, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico (Lei 11.445, de 05/01/2007, alterada pela Lei nº 14.026, de 15/07/2020. Um planejamento denso, completo e integrado às demais políticas de saúde pública.
 
Com essa ação da Funasa, Rondônia passa a ter os primeiros municípios do país em consonância com a nova lei e para João Marcos de Siqueira, “são os primeiros de muitos entregues pela Funasa, fruto de um trabalho incansável dos servidores, pesquisadores, colaboradores e população, da Funasa, do IFRO e dos municípios”, disse.
 
“É a Funasa cumprindo seu papel de promover a saúde pública e a inclusão social, como bem define sua missão institucional. Estamos tratando esse evento como um verdadeiro legado para a nossa população e um orgulho para nós que somos servidores e temos a missão de atender à população, trazendo melhoria na qualidade de vida de cada um. É sem dúvida, uma das coisas mais importantes para a população de Guajará-Mirim e para os demais 18 municípios que terão seus planos de saneamento prontos para serem executados, melhorando a qualidade de vida da população, com reflexo importante na saúde pública dos rondonienses. Esse é o nosso papel essa é a nossa missão”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS