DIGITAL: Tribunal de Justiça e Prefeitura acertam detalhes para a construção de fórum

Chupinguaia é um dos sete municípios de Rondônia que terão instalados Fóruns Digitais

DIGITAL: Tribunal de Justiça e Prefeitura acertam detalhes para a construção de fórum

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O município de Chupinguaia é um dos sete municípios de Rondônia que terão instalados Fóruns Digitais. A prefeita, Sheila Anselmo Mosso, esteve na sede do Tribunal de Justiça na última semana para conversar com o juiz secretário-geral, Rinaldo Forti e avançar as tratativas para a consolidação do projeto.
 
O secretário-geral aproveitou a visita para também apresentar detalhes e repercussões do Fórum Digital, inclusive com testemunhos de pessoas já atendidas nas unidades em funcionamento, Mirante da Serra e Extrema.
 
A prefeita acompanhou a apresentação empolgada com os benefícios que a comunidade obterá com o projeto. “Estamos muito satisfeitos e estamos entre os municípios agraciados. Representa muito para nossa comunidade”, disse.
 
Acesso
 
No Fórum Digital, o Poder Judiciário de Rondônia oferta os serviços da Justiça Rápida, informações de processo, início de processos nos Juizados Especiais, conciliações, audiências digitais e emissão de certidões.
 
A Justiça Eleitoral disponibiliza a emissão de segunda via de Título de Eleitor, guia de multa, certidões negativas; assim como verificação da situação eleitoral, local de votação e requerimentos de justificativas.
 
O Ministério Público Estadual oferta serviços da Ouvidoria, atendimento virtual, consulta processual, Memorial Virtual do MP, dentre outras informações. Os MPs Federal e do Trabalho realizam a coleta de denúncias, protocolo e peticionamento eletrônicos, consultas e ouvidorias.
 
Já a Justiça do Trabalho oferece contato com o órgão, informações sobre ações judiciais trabalhistas, início de processo sem advogado e audiências virtuais.
 
A Justiça Federal também está presente com emissões de certidões, informações, audiências online e início de processos nos Juizados Especiais. O ingresso em ações judiciais, defesa em processos e a orientação jurídica são disponibilizados pelas defensorias públicas do Estado e da União. Total de 35 serviços gratuitos, ofertados por nove órgãos públicos parceiros.
 
Reconhecimento
 
O CNJ, inspirado nos fóruns digitais de Rondônia, recomendou a adoção, por todos os tribunais do País, de pontos de acesso aos serviços online para aquelas pessoas que não tem costume ou condição de utilizar a internet foi recebida com alegria e emoção pela comunidade de Mirante, posto que foi lá a primeira unidade  instalada. Com a recomendação 130/2022, do CNJ, o fórum digital passou a ser um modelo de inclusão e efetividade do acesso para toda a Justiça brasileira.
 
Antes até do reconhecimento feito pelo CNJ com a Recomendação, os desembargadores de Rondônia já haviam entendido que essas unidades, que funcionam como um ponto de cidadania que reúne vários órgãos e serviços, têm tudo a ver com vocação da Justiça rondoniense, que tem apenas 40 anos de fundação e um DNA de pioneirismo.
 
Por isso, na sessão administrativa do dia 27 de junho deste ano, foi aprovada por unanimidade a ampliação do projeto e os fóruns digitais vão chegar a mais sete cidades de Rondônia até o próximo ano.
 
Justiça, cidadania e sustentabilidade vão chegar juntas, pois além da energia solar, até mesmo a construção dos prédios, com o moderno método Light Steel Framing reduzirão os impactos ambientais e serão uma referência nas comunidades para uso e reúso de água, reciclagem de materiais e a busca de uma relação mais harmônica e respeitosa com o meio ambiente.
 
Cronograma
 
A previsão é que mais sete Fóruns Digitais sejam instalados até o final de 2023 nos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Campo Novo, Cujubim, Monte Negro, Alto Paraíso e Chupinguaia. Assim, a prática alcançará mais 130 mil pessoas.
 
A iniciativa inovadora também concorre ao prêmio Innovare, que premia ações de destaque na Justiça Brasileira.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS