Ao longo de quase quatro anos, a Energisa está investindo em Pimenta Bueno cerca de R$ 29 milhões em obras para melhoria do fornecimento, novas ligações, expansão e modernização da rede elétrica.
O resultando está na melhoria de 52% na qualidade de energia, no comparativo dos indicadores de 2021 com 2019. Índice que está dentro das metal da Aneel, órgão regulador do setor, que estabelece parâmetros de qualidade. Na prática representa 17 horas a mais de energia disponível nos lares da população.
Agora, com acordo firmado entre a empresa e o Ministério Público Estadual, mais R$ 140 mil serão investidos para substituição da iluminação pública do bairro Seringal e serão doadas lâmpadas LED aos beneficiários da tarifa social da cidade.
A solução traz benefícios diretos para população e em menor tempo, conforme avalia Luiz Felipe Lins, gerente jurídico da concessionária “Pensamos que a Justiça é feita quando a solução do problema é efetiva, célere e resolutiva., como a Energisa demonstrou nessa demanda”, declarou Lins. O acordo é referente a Ação Civil Pública ajuizada em 2020 referente a episódios de falta de energia registrados naquele ano.
Manutenção em dia
Pimenta Bueno foi um dos municípios beneficiados com a instalação de tecnologia que possibilita a recomposição em menor tempo e realizar manobras para reduzir a quantidade de clientes afetados.
Isso porque episódios de falta de energia podem ocorrer provocadas por fatores climáticos, acidentes de trânsito e intervenções indevidas na rede. O acesso a localidades em áreas rurais também é impactado durante as fortes chuvas.
A Energisa tem apostado na manutenção preventiva das redes existentes. Ação importante para evitar faltas de energia provocadas por eventos climáticos. No ano passado, foram 188 realizadas no perímetro urbano e rural para substituição de equipamento, postes e poda de árvores.