Um grupo de 23 alunos da Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubistchek de Oliveira, de Alta Floresta D’Oeste, na região oeste de Rondônia, realizou visita técnica ao Aterro Sanitário Regional de Cacoal, ao centro do Estado, na última sexta-feira (9/4). Acompanhados dos professores Joares Hermes e Eliani Santos, os estudantes buscaram agregar conhecimentos para ajudar no desenvolvimento de um projeto escolar sobre a ‘A Preservação Ambiental, Redução de Resíduos, Reciclagem e Compostagem’ – já em construção.
Os alunos conheceram toda a infraestrutura da obra da MFM Soluções Ambientais: Central de Triagem, a Área de Destinação Final de Resíduos, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e o setor de Administração.
A professora Eliani Behenck Santos Turci, de 31 anos de idade – há 12 lecionando Química, afirma que a visita ao aterro sanitário serviu como uma aula de campo e trouxe muitos benefícios para a aprendizagem dos alunos: “Eles puderam ver na prática como funciona todas as etapas de funcionamento da obra, desde a chegada dos caminhões com os resíduos”.
O que, segundo ela, vai promover o melhor andamento do projeto na escola, que se baseia em conscientização ambiental, redução da produção de lixo escolar e descarte correto dos resíduos. “Inclusive estamos produzindo uma composteira doméstica para transformar o lixo orgânico em adubo orgânico”, observa.
A professora explica que as ações integram a disciplina conhecida como Eletiva, quando os professores da Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubistchek de Oliveira trabalham diversos assuntos entre os alunos. “O tema que estou trabalhando é ‘Atitude Sustentável: esse é o caminho!’.