OPORTUNIDADE: Marcos Rogério anuncia mais 48 vagas para o curso de medicina em Vilhena

O despacho autorizando as vagas foi assinado em 25 de março

OPORTUNIDADE: Marcos Rogério anuncia mais 48 vagas para o curso de medicina em Vilhena

Foto: Divulgação

O senador Marcos Rogério (PL) anunciou a ampliação de 48 vagas de medicina para a faculdade UNESC, em Vilhena. O curso contava com 50 vagas anuais e agora passa a oferecer 98 vagas no mesmo período.
 
A faculdade de medicina em Vilhena é a única do Estado que foi implantada conforme a Lei do Programa Mais Médicos e oferece 10% das vagas através de bolsa integral para alunos da rede pública de ensino das cidades da região Cone Sul de Rondônia.
 
A implantação da faculdade iniciou através de edital do MEC em 2013 e foi efetivada em 2018, quando o curso realizou o primeiro vestibular.
 
O pedido do aumento de vagas teve início em 2019, passando por diversas fases e visitas de inspeção, sendo negado pelo Ministério da Educação em 2020, e após recurso ao Conselho Nacional de Educação teve parecer favorável, porém aguardou 7 meses por homologação do MEC.
 
A ação do senador Marcos Rogério (PL) foi fundamental para que fossem realizadas várias audiências no MEC e no Ministério da Saúde para demonstrar as condições do SUS na região, acompanhado do ex-secretário de saúde de Vilhena, Marco Vasques, que foi responsável por expor os dados técnicos para as equipes dos ministérios.
 
Conforme o senador, “o Doutor Vasques foi fundamental e fez um trabalho brilhante para mostrar a realidade do SUS em Rondônia e a importância do curso de medicina para o Cone Sul”.
 
Em fevereiro deste ano ocorreu a última audiência no MEC, com a presença do senador, de Vasques e equipe técnica do MEC, quando a UNESC foi representada pelo advogado Antônio Carlos do Nascimento, e houve o compromisso assumido pelo então Ministro da Educação, Milton Ribeiro, de finalizar o processo. O despacho autorizando as vagas foi assinado em 25 de março e publicado no Diário Oficial da União em 28 do mesmo mês.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS