EM RONDÔNIA: MFM Soluções Ambientais é destaque no centro dos debates sobre o saneamento

Empresa participa de encontro para promover a universalização do saneamento básico no Estado

EM RONDÔNIA: MFM Soluções Ambientais é destaque no centro dos debates sobre o saneamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A MFM Soluções Ambientais participou ativamente do evento ‘O Plano Municipal de Saneamento Básico diante do Marco Regulatório (Lei n. 14.026/2020)’, realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia.
 
O gestor jurídico da empresa, Sérgio Abraão Elias, representou a MFM no encontro que teve o objetivo de promover a socialização das mudanças promovidas pelo Marco regulatório do Saneamento Básico (Lei n. 14.026/2020) e seus desdobramentos na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs).
 
Nos colocamos sempre à disposição dos gestores para ajudar na universalização do saneamento básico nos municípios, com especial atenção ao tratamento correto dos resíduos sólidos – o lixo urbano”, afirmou Sérgio.
 
O gestor destacou que a MFM construiu e realiza a operação de três aterros sanitários regionais em Rondônia (Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná), atendendo mais de 30 cidades no Estado, “o que posiciona a empresa no centro dos debates sobre o saneamento”.
 
 
Sérgio ressaltou que os agentes responsáveis trabalham pela promoção e cumprimento do marco regulatório para que as populações possam ter acesso à água potável, tratamento do esgoto e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.
 
PARCERIAS PARA UNIVERSALIZAR
 
O superintendente da Funasa em Rondônia, João Marcos de Siqueira, lembrou que o evento é a primeira ação do Governo Federal no Estado para disseminar os propósitos da nova lei. “Estamos conhecendo os planos municipais para concretizar e efetivar até o ano de 2033 o que deve ser feito no âmbito do saneamento básico no Brasil”, explicou.
 
Para João Marcos, a participação das empresas no processo de discussão e execução dos planos é fundamental: “Sabemos que cada prefeitura tem sua peculiaridade, então as parcerias privadas podem ser a melhor maneira de universalizar o saneamento”.
 
AÇÕES CONJUNTAS
 
Segundo Ana Cristina Strava, coordenadora de Operações do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho, integrado à Agência Nacional de Águas (ANA), os trabalhos realizados em parceria são mesmo a grande saída para os problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida.
 
Para isso, ela mostrou o exemplo do que foi realizado no município de Espigão D'Oeste, ne região Leste de Rondônia, num mapeamento feito em conjunto com a prefeitura local. “Identificamos a presença de três lixões a céu aberto na área de captação da água para fornecimento aos moradores, logo fizemos um estudo com intervenções para a extinção desses lixões”, observa Ana Cristina.
 
ESGOTO SEM TRATAMENTO
 
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, cerca de 94% da população de Rondônia não têm acesso a coleta e tratamento de esgotos, contabilizando aproximadamente 1,7 milhão – do total de 1.815.278 pessoas (IBGE/2021).
 
Diariamente, são despejados mais de 110,6 bilhões de litros de águas poluídas nos córregos e rios no Estado.
 
Enquanto isso, cerca de 960 mil moradores em Rondônia não possuem acesso a água potável.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS