A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai dar início à 3ª etapa do projeto “Saúde no Interior”, no próximo sábado (27), com ações desenvolvidas no município de São Francisco do Guaporé, com atendimentos médicos especializados para a população que aguarda na fila de regulação por consultas e cirurgias. A ação continua no domingo (28), e contempla os municípios de Costa Marques, São Francisco e Seringueiras.
O projeto já aconteceu em Vilhena, onde foram feitos 1.435 atendimentos e em Rolim de Moura com mais de 2,8 mil procedimentos. Outras etapas estão previstas para acontecer em Ji-Paraná, Buritis e Ariquemes.
A iniciativa do Governo de Rondônia visa ainda diminuir as transferências de pacientes agendados para os hospitais de Porto Velho, além de reduzir as filas de espera nos municípios contemplados pela ação. Para ser atendido, o paciente deve estar na lista de regulação.
“Às vezes uma consulta demora de dez a 15 minutos, com o projeto, o paciente não precisará se deslocar muito longe para ser atendido ou realizar um procedimento. Esse é o principal objetivo da ação; leva saúde para mais perto das pessoas”, diz o secretário da Saúde Fernando Máximo.
Para entrar na lista de regulação, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência, onde será cadastrado e encaminhado para uma fila de espera. A partir daí, o paciente será chamado para receber atendimento especializado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcilene Carvalho, localizada à Rua Macapá, Bairro Alto Alegre, em São Francisco do Guaporé.