O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizará pela segunda vez testes rápidos no sistema de drive-thru para detectar possíveis infectados com o novo coronavírus, em Ji-Paraná nesta segunda-feira (12), das 9h às 13h, na avenida Marechal Rondon, bairro 2 de abril ( Posto de combustível desativado).
O formato drive-thru faz parte da ação “Mapeia Rondônia”, do Governo do Estado, com o objetivo de testar em massa a população.
A testagem rápida é exclusiva para pessoas que apresentam sintomas de gripe. Caso o paciente teste positivo, o mesmo será atendido pela equipe médica, realizará exame de eletrocardiograma e receberá o kit de tratamento para a Covid-19, caso aceite. A testagem será dividida em três etapas: realização do teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame.
Diferente do primeiro drive-thru, o teste utilizado será antígeno que consiste em um exame mais preciso com a detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção; baseado na coleta de secreções nasais, permitindo identificar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade.
O teste acontece por meio da coleta com swab (haste flexível com ponta de algodão) em nasofaringe.
Para atender o maior número de jiparanaenses, a prefeitura colocou uma unidade de retaguarda, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da praça Jardim dos Migrantes, primeiro distrito, para quem não possui veículos. O horário de atendimento ocorrerá no mesmo horário.
A ação de testagem rápida é coordenada pela Sesau em parceria com a prefeitura de Ji-Paraná, com o apoio de agentes da Polícia Militar (PM) e da Autarquia Municipal de Trânsito, que vão atuar no controle do trânsito e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).