'MAMÃE CHEGUEI': Kits do Programa são entregues aos municípios de Espigão do Oeste e Pimenta Bueno

85 gestantes de Espigão e 72 de Pimenta Bueno já foram contempladas com os enxovais

'MAMÃE CHEGUEI': Kits do Programa são entregues aos municípios de Espigão do Oeste e Pimenta Bueno

Foto: Divulgação

 

Na última segunda-feira (22), mais 12 kits do programa estadual Mamãe Cheguei foram entregues pelo Governo de Rondônia a gestantes de Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste. O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e contempla gestantes em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
 
Grávida de um menino há 34 semanas, Shirley de Macedo, de Espigão d’Oeste, ficou extremamente feliz com o enxoval que recebeu.
 
“Vai me ajudar bastante e essa iniciativa do Governo do Estado é muito importante. Eu já vinha guardando algumas coisas do meu menino mais velho, que hoje já tem quatro anos, mas é muito bom ganhar um monte de coisas novinhas para o meu filho que está chegando. Agora estou muito feliz, o Guilherme vai ter roupinha, banheira, fraldas e mais um monte de coisas novas”, enfatizou a mamãe, que aguarda ansiosa a chegada do segundo filho.
 
Desde o início do programa, 289 enxovais foram entregues às gestantes dos municípios que integram a Região do Café. Ao todo, 85 gestantes de Espigão d’Oeste já foram contempladas e 72 gestantes de Pimenta Bueno receberam os kits do programa Mamãe Cheguei.
 
Cada enxoval é composto por 19 itens: banheira, 50 fraldas descartáveis, travesseiro, jogo de lençol com três peças, fraldas de tecido, três jogos de pagãos, um macacão longo sem pé, um macacão curto, três conjuntos de camisetas sem manga e mijão, além de quatro pares de meia, um cueiro, uma toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, sabonete para bebê, três sapatinhos, fitas adesivas, duas calças plásticas nº 3 e duas calças plásticas nº 2.
 
Este programa tem feito a diferença na vida de muitas mamães. É um sentimento muito gratificante poder realizar essas entregas, conversar com as gestantes e sentir a emoção delas ao receber um kit completo de enxoval para o bebê. Muitas, se não fossem o Programa Mamãe Cheguei, teriam muita dificuldade para conseguir montar um enxoval como este que está sendo entregue.
 
Por isso quero parabenizar em especial a Secretária Luana Rocha da Seas, pela sensibilidade na realização desse projeto, e o Governo de Rondônia, por oportunizar essa dádiva a mamães de todos os municípios do nosso Estado”, destacou o secretário regional do Governo, José Moura, que acompanhou as entregas junto à Gerência Regional da Seas na Região do Café.
 
Uma nova etapa do programa continua com o cadastro aberto até 31 de maio para grávidas com até 22 semanas, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). As interessadas devem se dirigir a uma das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos seus municípios, que são parceiros da Seas neste projeto.
 
É com o apoio dos municípios, que o Governo do Estado tem feito os kits de enxovais chegarem às mamães de todos os municípios de Rondônia. Em Pimenta Bueno, a secretária municipal de Assistência Social, Cíntia Araújo, enalteceu essa parceria. “Gostaríamos de agradecer essa soma de esforços.
 
Esses kits trazem para as mãezinhas o fortalecimento de laços com os seus bebês. O Mamãe Cheguei é um programa extremamente importante para o município de Pimenta Bueno e para as nossas gestantes, em vulnerabilidade social, que não tem condições de adquirir um enxoval.
 
Por isso, nosso agradecimento sincero à secretária e primeira dama do Estado, Luana Rocha, e a equipe do Governo que veio pessoalmente trazer os kits do programa e diversos materiais informativos deste e de outros projetos sociais”, enalteceu a secretária municipal de Assistência Social de Pimenta Bueno.
 
O Governo de Rondônia também fez a distribuição de 2.376 sabonetes para três instituições em Espigão d’Oeste e Pimenta Bueno
 
Aproveitando a entrega dos Kits do programa “Mamãe Cheguei” nos municípios da Região do Café, também foi feita a distribuição de 2.376 sabonetes à Escola de Ensino Especializado Caminho de Luz (APAE) e ao Asilo São Vicente de Paula – Casa Lar, em Espigão d’Oeste, e à Associação Espírita Ariosvaldo Souto de Oliveira, em Pimenta Bueno.
 
O Governo de Rondônia recebeu milhares de unidades de sabonetes e imediatamente iniciou a distribuição junto às instituição e entidades que tem a atenção voltada às pessoas em vulnerabilidade social. Os sabonetes foram enviados ao Estado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em parceria com uma multinacional.
 
Sônia Lara é presidente do Asilo São Vicente, que atende 35 idosos em Espigão d’Oeste. Ao todo, 540 sabonetes foram destinados à instituição.
 
Essa parceria com o Governo de Rondônia é de suma importância para a nossa entidade. Um exemplo são estes sabonetes que chegaram até nós e vão ser de extrema valia. Vai reduzir um custo que tínhamos e é realmente indispensável para a higienização dos idosos. Hoje temos 29 homens e seis mulheres sendo atendidos aqui no Asilo São Vicente e agradecemos o Governo de Rondônia por essa e outras parcerias”, ressaltou a senhora Sônia.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS