CACOAL: Com estoque baixo, hemocentro convoca população para doar sangue

Todos os tipos de sangue estão em falta

CACOAL: Com estoque baixo, hemocentro convoca população para doar sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

GOVERNO DE RONDÔNIA - Os estoques de sangue em Rondônia estão baixos em praticamente todo o Estado, e em Cacoal a situação não é diferente. O Hemocentro da cidade atende diversos hospitais da região onde a necessidade é urgente. Além dos hospitais de Urgência e Emergência (Heuro) e o Regional (HRC), outros quatro hospitais particulares contam com o estoque da unidade. Todos os tipos de sangue estão em falta.
 
Devido à pandemia, o número de doações reduziu bastante, mas o diretor do Hemocentro de Cacoal, Fernando Nogueira, garante que após a completa recuperação da doença, as pessoas que tiveram Covid-19 estão novamente aptas a doar sangue. Além disso, a unidade está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança daqueles que doam sangue. Além dos materiais serem totalmente descartáveis, a unidade conta com medidas rígidas de higiene e sanitização.
 
“Estamos recebendo poucas doações, mas a necessidade de sangue é constante. Precisamos contar com o apoio da população, com a doação, para salvarmos vidas. Quem já se recuperou da Covid-19 pode doar sangue e quem deixou de doar sangue com medo da Covid-19, pode ficar tranquilo que seguimos os mais rígidos protocolos de sanitização. Podem vir ao Hemocentro doar sangue sem risco de contrair a doença. Não há motivo para essa preocupação”, garante o diretor.
 
Recentemente, em Rondônia, os doadores de sangue e também de medula óssea passaram a ter benefício legal de meia-entrada em espetáculos artísticos-culturais e esportivos, incluindo as salas de cinema, cineclubes, teatros e espetáculos musicais. Trata-se de um um incentivo do Governo de Rondônia aos doadores que têm compromisso com a doação. Na oportunidade, o governador Marcos Rocha destacou que a doação de sangue deve ser encarada como um gesto nobre, de solidariedade e amor ao próximo.
 
Em Cacoal, a doação de sangue pode ser feita entre às 7h e 12h30. Os principais requisitos para a doação incluem ter idade entre 18 e 69 anos, ter peso igual ou superior a 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e apresentar documentos com foto. Assim que chega à unidade da Fhemeron, o doador faz o cadastro, passa pela triagem e, estando tudo certo, já procedem com a doação. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar sangue acompanhados dos pais ou responsáveis.
 
Em Cacoal, o Hemocentro está localizado na avenida Malaquita, 3721, no bairro Josino Brito, próximo ao Hospital Regional. O telefone para contato e informações é o (69) 3441-0823.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS