O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Curadoria do Meio Ambiente da Promotoria de Justiça de Jaru, firmou uma parceria com o Batalhão da Policia Ambiental de Ji-Paraná, que designou quatro policiais ambientais para realizarem atividades de combate às queimadas urbanas em Jaru. O trabalho vai contar também com apoio do Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Jaru, que comporão uma força-tarefa para combate às queimadas na região.
Na manhã da última quarta-feira (15/7), o promotor de Justiça Fábio Casaril e integrantes do Batalhão Ambiental concederam uma coletiva à imprensa local para explicar como funcionará o trabalho dos policiais ambientais, que terá como foco o combate das queimadas urbanas. Os Policiais do Batalhão Ambiental farão o trabalho de orientação e também lavrarão Termos Circunstanciados dos casos de flagrantes de queimadas em áreas urbana e rurais.
Esse ano, a preocupação com as queimadas é ainda maior por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), que pode agravar a incidência de problemas respiratórios na população e aumentar a procura por leitos hospitalares nos casos mais graves da doença.