BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

JARU: Fiscalização preventiva contra queimadas ilegais são realizadas

"Neste momento mais do que nunca, quando falamos NÃO faça QUEIMADAS estamos falando PRESERVE A VIDA!"

JARU NOTÍCIA

09 de Junho de 2020 às 09:35

Atualizada em : 09 de Junho de 2020 às 09:35

Foto: Divulgação

 

JARU NOTÍCIA - A SEDAM, através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental – CEAM realiza ações de fiscalização ambiental preventiva contra as queimadas ilegais no município de Jaru.

O período da estiagem se aproxima, momento em que muitas pessoas se aproveitam das condições climáticas para realizar queimadas ilegais, causando muita das vezes danos irreparáveis ao meio ambiente e a saúde humana. As ações estão sendo intensificadas ainda mais neste ano devido a situação do Covid-19, onde a fumaça oriunda das queimadas já prejudicam a saúde de muitas pessoas, principalmente crianças e idosos com problemas respiratórios.
 
Ainda está sendo feito contato com presidentes de associações e lideranças popular solicitando apoio para divulgar a mensagem de prevenção transmitida, também esta sendo divulgado nas rádios locais com potencial de grande abrangência, levando aos ouvintes a importância de preservar a vida e evitar queimadas, sobretudo nesse período da pandemia.
 
O coordenador da Educação Ambiental Fábio França diz que “é preciso que a pululação se sensibilize e evitem fazer queimadas, pois nesse momento com o Covid-19, quando falamos não faça queimadas, mais do que nunca estamos falando em salvar vidas”.
 
O Comandante do 3° Subgrupamentos de Bombeiros Militar do Município de Jaru, destacou ainda que a campanha educativa é crucial para que as informações cheguem à população. Importante salientar que em casos que coloquem em risco residências ou vidas humanas a população deve entrar em contato com o número de emergência 193 e solicitar o apoio do Corpo de Bombeiros.
 
O coordenador disse ainda que as ações de educação ambiental visam também orientar a pululação sobre o uso correto dos recursos ambientais tirando dúvidas sobre os serviços realizados pela Sedam para que não sejam autuados por alguns infração ambiental alegando o desconhecimento das normas ambientais.
 
A sedam utiliza um moderno sistema de monitoramento via satélite, com esse sistema é possível trabalhar de forma integrada com outros órgãos no estado de Rondônia. O Coordenador de Geociências, Diogo Martins Rosa, salienta que “estamos cientes dos pontos de desmatamento e focos de queimadas ilegais que já iniciaram, os dados são atualizados diariamente e disponibilizados para a equipe de fiscalização da Coordenadoria de Proteção Ambiental, para proceder com as devidas autuações.”
 
"Neste momento mais do que nunca, quando falamos NÃO faça QUEIMADAS estamos falando PRESERVE A VIDA!"
 
Denúncias
 
SEDAM: 0800647-1150
Bombeiros: 193
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS