BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ALERTA: Casos de dengue em Rolim de Moura aumentam em meio à pandemia

Assim como a Covid-19, a dengue é uma doença viral que provoca inflamações e muito desconforto e em quadros mais graves, pode levar o paciente à morte

Rolim notícias

07 de Maio de 2020 às 14:28

Foto: Divulgação

 

ROLIM NOTÍCIAS - O clima úmido, com chuva e calor, é ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O número de casos da doença tem aumentado no município de Rolim  de Moura (RO).
 
De acordo com a Diretora da Divisão de Epidemiologia,  Janaína Travassos, assim como a Covid-19, a dengue é uma doença viral que provoca inflamações e muito desconforto e, em quadros mais graves, pode levar o paciente à morte, explica. 
 
“É importante ressaltar que os diagnósticos de dengue têm aumentado muito, o que nos mostra que precisamos fortalecer as medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, junto à população”, destaca Janaína.
 
A Covid-19 é transmitida por secreções respiratórias (espirro, na fala, na tosse) do indivíduo contaminado que entram em contato com mucosas (olho, boca, nariz) da pessoa não contaminada. 
 
Por isso o isolamento social é tão importante, assim como a higienização das mãos com água e sabão (ou álcool em gel quando não houver a possibilidade de lavar), além do cuidado ao tocar superfícies que possam trazer secreções com o vírus, como maçanetas, corrimões e objetos de uso comum. 
 
Já no caso da dengue, que é transmitida pela picada do mosquito, é importante não deixar que água parada se acumule sem proteção (cobertura) em hipótese alguma. 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS