O município de Mirante da Serra tem sua economia voltada para a produção de leite, café e peixes criados em tanques.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Distante cerca de cem quilômetros de Ji-Paraná, na região central do estado, Mirante da Serra estará dando um grande passo rumo ao desenvolvimento agropecuário da região. Pela primeira vez o município sediará uma das etapas da maior feira de agronegócios da região norte. A 1ª Rodada de Negócios que antecede a 9ª Rondônia Rural Show será realizada nos dias 5 e 6 de março, quando reunirá produtores rurais de oito municípios circunvizinhos.
Pelo quinto ano consecutivo, as Rodadas de Negócios – eventos que antecedem a realização da Rondônia Rural Show – têm facilitado ao produtor rural o acesso às linhas de crédito e, consequentemente, à aquisição de máquinas, insumos e equipamentos agrícolas visando à melhoria da sua propriedade e da sua produção.
Durante esses eventos, além dos expositores interessados em comercializar seus produtos e serviços, os produtores rurais contam com uma equipe de técnicos da Emater-RO que estarão à disposição para orientar e elaborar projetos. Esses projetos serão apresentados às instituições financeiras que, após análise, aprovarão o crédito e promoverão a contratação do financiamento durante a Feira.
Segundo a gerente do escritório da Emater-RO de Mirante da Serra, Rosileide Matos Viana da Silva, até o presente momento 21 expositores já estão confirmados. “É a nossa primeira experiência na realização desse evento, mas estamos bastante confiantes”, enfatiza a gerente.
O município de Mirante da Serra tem sua economia voltada para a produção de leite, café e peixes criados em tanques, semelhante aos outros sete municípios que estarão representados na Rodada de Negócios. Assim, durante o evento, essas culturas deverão ser enfatizadas com apresentações de técnicas e tecnologias de modernização, aumento de produção e produtividade.
Os produtores conhecerão, ainda, o que está sendo produzido na região, através das agroindústrias que estarão expondo e comercializando seus produtos, tendo oportunidade de oferecer e negociar matéria prima, abrindo novos caminhos para sua produção e assistirão a palestras de orientação técnica, cultivo e manejo de culturas.
Este ano uma das palestras será voltada para a cultura do café, mas outra vem despertando a curiosidade de quem pretende ir ao evento: a palestra sobre avestruz. “Nós já temos produção de óleo de avestruz aqui, e muitos produtores tem mostrado interesse”, diz a gerente da Emater-RO local.
A perspectiva é que cerca de 400 produtores rurais estejam presentes à primeira Rodada de Negócios de Mirante da Serra. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de março, na praça da Prefeitura, abrindo as negociações para a 9ª Rondônia Rural Show, que terá sua abertura oficial no dia 26 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!