PROJETO SUSTENTÁVEL: Escola se destaca na produção de papel com fibra de bananeira

SEMED de Ariquemes acompanhou oficina de produção com os alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Mafalda Rodrigues.

PROJETO SUSTENTÁVEL: Escola se destaca na produção de papel com fibra de bananeira

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um projeto de desenvolvimento sustentável tornou-se um dos destaques da Escola Municipal Mafalda Rodrigues, em Ariquemes. A oficina com os alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental produz papel a partir da celulose extraída do tronco da bananeira, levando para a comunidade uma nova forma de reciclagem. Tudo iniciou após um curso promovido pela Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) aos pais e funcionários da comunidade escolar.

 

Um dos idealizadores do projeto foi o professor e ex-diretor da instituição, Rony Von de Jesus Santos, o qual queria mostrar para a comunidade que não era apenas o cacho de bananas que poderia ser objeto de renda e buscou a capacitação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) 

 

A ideia era de ter uma escola sustentável e a gente fez a capacitação para os pais e alguns funcionários, para que a gente fizesse o reaproveitamento do pseudocaule da bananeira. Depois começamos a produzir o artesanato, para que pudéssemos girar recursos e gerar novas capacitações. A partir daí, todo o foco acabou sendo no papel da bananeira e conseguirmos virar referência na cidade. Onde tinha algum evento a escola era convidada para expor os produtos”, destacou.

 

 

 

 

O projeto deu tão certo, que chamou a atenção de uma empresa privada de consultoria ambiental do Rio de Janeiro, que se interessaram pelo material e se propuseram a patrocinar uma nova oficina para os alunos e comunidade. Toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima ao papel finalizado, irá virar um livro com imagens ilustrativas.

 

Para a diretora da escola, Silvana Inês Casagrande, a proposta do material paradidático tem o objetivo principal de nortear o trabalho em sala de aula, partindo do tema gerador da produção de papel artesanal extraído da fibra de bananeira.

 

Buscamos despertar no aluno a curiosidade, o espírito investigador, questionador e transformador da realidade, buscando possibilidades para resolver problemas de sua vida. O tema é interessante quando surge na realidade escolar, pois envolve os alunos a trabalharem os conceitos científicos durante cada passo do processo de produção do papel artesanal. Com esse trabalho também é possível relacionar situações reais a conceitos mais abstratos que os ajudem na compreensão da realidade”, enfatizou a diretora.

 

A Secretária da SEMED de Ariquemes, Cleuzeni Maria de Jesus parabenizou a Escola Mafalda Rodrigues pelo desenvolvimento da ação aos alunos e novas oficinas devem ser realizadas na instituição com o objetivo de ampliar o projeto.

 

 

PRODUÇÃO DO PAPEL ARTESANAL

 

O procedimento de produção inicia com o corte do tronco em pequenos pedaços. Em seguida, eles são cozidos e batidos em um liquidificador. Depois, a mistura é levada para o descanso, onde são adicionados alguns produtos químicos para ajudar na liga do material ou ainda dar coloração.

 

Posteriormente, a mistura é aplicada em uma tela e é levada ao sol para secar. Por fim, basta retirar o produto da tela com o auxílio de uma espátula ou régua, que o papel já está pronto para colocar a criatividade em prática. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS