Polícia apreende celular de vereador acusado de desviar kit de agroindústria

O kit pasteurizador indicado pelo deputado José Lebrão estava montado em uma propriedade particular na Linha TN6.

Polícia apreende celular de vereador acusado de desviar kit de agroindústria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Tiago Mendes de Oliveira (DEM) do município de Urupá (RO) teve o celular apreendido na tarde desta terça-feira (20) durante o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão em operação realizada na cidade pela Polícia Civil de Rondônia através de uma equipe da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO II, situada no interior do estado, com apoio de agentes da Delegacia Civil de Alvorada d’Oeste.

 

O vereador é acusado de ter retirado em julho de 2018 do almoxarifado da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) em Porto Velho um kit com conjunto pasteurização de leite e levado para Urupá. Em novembro, Tiago foi ao almoxarifado da prefeitura de Urupá e levou o kit para a Linha TN6, na propriedade rural de um produtor identicado por Sérgio, onde foi montada uma agroindústria.  

 

A destinação correta do equipamento seria para uma associação rural vinculada a agricultura familiar, após a Chamada Pública que é obrigatória por lei. Chama a atenção o fato de um vereador conseguir tirar um equipamento da SEAGRI em período eleitoral.

 

A agroindústria não tem vínculo algum com associação ou cooperativa, organizações da cadeia da agricultura familiar que deveriam ser beneciadas com o equipamento enviado pela SEAGRI. O benefício destinado a Urupá é fruto de uma indicação parlamentar do deputado estadual José Lebrão (PMDB), de Costa Marques.

 

O outro mandado de busca e apreensão foi cumprido no raiar do sol na referida agroindústria, onde foi apreendido o kit pasteurizador de leite que estava operando, e o celular de Sérgio.  

 

A Agroindústria onde o vereador é acusado de ter levado os equipamentos pode processar em torno de 4 mil litros de leite por dia, e produz queijo que é vendido em Alvorada d’Oeste Urupá e cidades da Região Central no entorno de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

 

.Ocorrência policial registrada na Delegacia Civil de Urupá no ano passado pelo responsável pelo almoxarifado da prefeitura, informa que o vereador Tiago Mendes trouxe o kit pasteurizador de Porto Velho em julho do ano passado, mas em novembro ele retornou ao local e embarcou os equipamentos na mesma caminhonete e teria justicado que iria “devolver” o kit para a SEAGRI.   

 

Para se deslocar a Porto Velho, o vereador utilizou a caminhonete da Câmara Municipal e solicitou diárias “com desígnio de ir à SEAGRI e na Assembleia Legislativa”, conforme documento que consta no portal transparência da Câmara de Urupá, apenas para buscar o kit.

 

Depois, usou o mesmo veículo para retirá-lo do almoxarifado. O período em que os fatos ocorreram foi de pré-campanha e durante o segundo turno das eleições para governador.

 

A investigação que envolveu a DRACO se tornou necessária em razão de já terem se passado quase nove meses e nada foi feito. A Câmara Municipal de urupá recebeu a denúncia e não houve seguimento de nenhum processo. A ocorrência da retirada do kit foi registrada no dia 26 de novembro de 2018 na Delegacia e até hoje não houve uma resposta à altura que a situação carece.

 

A reportagem conseguiu apurar que a solicitação do mandado de busca que culminou ne apreensão do celular do vereador Tiago se deu a partir das primeiras análises no celular de Sérgio, o que supostamente indica a ligação entre os dois que, inicialmente, negam ter praticado os atos que são objeto da investigação.  

 

A iniciativa de localizar o kit pasteurizador e apreendê-lo partiu apenas no governo do Coronel Marcos Rocha (PSL). Um fato que intriga é como um vereador conseguiu retirar o equipamento da SEAGRI, a não ser, hipoteticamente, que ele tivesse um padrinho forte acima do seu nível político.  

 

EQUIPAMENTOS COMPRADOS PELO GOVERNO DO ESTADO QUE DEVERIAM ATENDER A AGRICULTURA FAMILIAR EM URUPÁ FORAM PARAR NUMA PROPRIEDADE PARTICULAR DURANTE QUASE NOVE MESES

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS