PROMESSA: Prefeito revoga decreto que autorizava sepultamento de um morto sobre o outro

“Levei em consideração o sentimento das pessoas”, disse Japonês

PROMESSA: Prefeito revoga decreto que autorizava sepultamento de um morto sobre o outro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta sexta-feira, 25, o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV), anunciou que, hoje, revogou o decreto assinado por ele mesmo em dezembro do ano passado, autorizando sepultamentos “duplos” no cemitério local. A medida provocou intensas discussões na cidade, com a maioria dos leitores deste site, que publicou a informação em primeira mão, desaprovando a decisão. 

 



Ao voltar atrás, o prefeito explicou que apenas formalizou uma lei municipal em vigor desde 2011, tratando do mesmo assunto. “Levei em consideração o sentimento das pessoas”, disse o mandatário, explicando o recuo.



Japonês esclareceu que, apesar da polêmica, nenhum sepultamento “em dobro” foi feito após o decreto dele. E garantiu: mesmo com a norma em vigor, famílias que mantêm os túmulos cuidados e identificados não seriam atingidas pelo decreto. Segundo ele, o reaproveitamento das áreas seria feito apenas em relação aos túmulos em ruínas ou abandonados.



A entrevista foi concedida logo após uma visita de Eduardo ao cemitério, onde ele garante ter constatado que ainda há espaço para novos sepultamentos. Conforme o prefeito, aproveitando estas áreas, mais as covas sem identificação e em ruínas, o “campo santo” poderá ser utilizado por mais de um ano.



Japonês explicou que, além das medidas emergenciais, também adotará o sistema vertical de sepultamentos, utilizando construções com gavetas para os caixões.



O entrevistado aproveitou para pedir às pessoas que têm familiares sepultados no local que identifiquem as covas destes parentes e tranqüilizou os que já construíram jazigos identificados: “Nem se o decreto não tivesse sido revogado essas pessoas seriam atingidas”.


Ao finalizar a conversa, Eduardo esclareceu que, com as medidas adotadas e sem o risco de esgotamento do cemitério, ele terá tempo para providenciar outra área. O novo cemitério, em local ainda a ser definido, será repassado por concessão através de licitação.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS