Para os cumprimentos, foram envolvidos mais de vinte policiais civis
Foto: Ascom MP
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Civil do Estado de Rondônia por meio da 1º Delegacia de Polícia Civil de São Francisco do Guaporé/RO, com apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia (1º Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé/RO), do GAECO e do SEDAM, deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira, 14 de dezembro a sete mandados de prisão, sendo eles: cinco de prisão temporária e dois de prisão preventiva, além do cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.
Para os cumprimentos, foram envolvidos mais de vinte policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, bem como com a participação do Membro do Ministério Público e servidores.
Está sendo atribuído aos investigados, notadamente, a prática dos crimes de associação criminosa, desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, receptação e corrupção ativa, ocorrido na cidade de São Francisco do Guaporé/RO, na Reserva Parque Estadual Serra dos Reis.
Além disso, na quinta-feira, 13 de dezembro, fora realizado a primeira parte da operação, dentro da Reserva Serra dos Reis, com o apoio da Polícia Técnico Cientifica (POLITEC), a qual esteve no local para realizar a constatação dos danos causados pelos infratores.
Dentre os envolvidos, encontram-se um Vereador, donos de serrarias da cidade e um dono de empresa destinada a fiscalização noturna.
Além das acusações de desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, e receptação, recai sobre os investigados a acusação de estarem subornado agente público da área da segurança pública do Estado a fim de que este deixasse de realização a devida fiscalização e libera-se a entrada de caminhões com madeira ilegal na cidade.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas serrarias da cidade e na residência dos envolvidos.
O nome da operação: Mezilaurus faz ilusão ao nome científico da árvore típica da região, conhecida como Itaúba (Mezilaurus itauba), sendo esta a espécie preferida para extração do grupo criminoso. O nome dos envolvidos não foi divulgado, a fim de garantir o sigilo das investigações.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!