Serão três dias – 23, 24 e 25 próximos - de um grande seminário
Foto: Sedam.ro
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Será aberto na quinta-feira, dia 23, em Vilhena, o 4º Seminário de Floresta Plantada de Rondônia, que vai reunir autoridades e técnicos do Governo, especialistas, empresários e acadêmicos de todo Estado, para discutir não só a viabilidade do projeto oficial, mas o que há de novidade, as experiências de campo e resultado econômico para quem produz e para o Estado.
De acordo com a programação divulgada pela Coordenadoria de Floresta Plantada da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), serão três dias – 23, 24 e 25 próximos - de um grande seminário que terá lugar no auditório da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), com palestras dos maiores especialistas brasileiros no assunto.
Serão mestres, doutores e estudiosos da área ambiental, que vão abordar aspectos sobre conhecimento e uso de tecnologia na execução desses projetos e sobre as experiências de êxito dentro e fora do Brasil, que deverão dar novo impulso ao projeto rondoniense, que vem transformando áreas degradadas (capoeiras) em floresta plantada, gerando renda e desenvolvimento sustentável.
A programação completa do 4º Seminário de Floresta Plantada de Rondônia, nos dias 23, 24 e 25 próximos, no auditório da AVEC, em Vilhena, é a seguinte:
23.08.18 (quinta-feira)
Abertura às 19h30 - Solenidade de abertura com o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Rondônia – Daniel Pereira, com o Secretário de Desenvolvimento Ambiental – Hamilton Santiago e autoridades convidadas.
Palestra “Cenários do Setor Florestal no Brasil e em Rondônia”, às 21h – Ministrada pelo Engenheiro Florestal, Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, Sócio e Diretor do STCP Engenharia de Projetos e LTDA.
24.08.18 (sexta-feira)
Palestra “Fomento Florestal – Dúvida ou Solução?”, às 08h30 – Ministrada pelo Engenheiro Florestal, Manoel Francisco Pereira, formado pela Universidade Federal do Paraná. Especializado em Mercado Florestal e Indústria pela Universidade Real da Suécia.
Palestra “Operação de uma usina geradora de energia elétrica, a partir da Biomassa florestal”, às 09h30 – Ministrada pelo Gerente Gestor de Florestas da Eletrogóes S.A, abordando sobre o empreendimento Hidrelétrica Rondon II, instalada em Pimenta Bueno.
Palestra “ Cultivos Florestais de Pinho Cuiabano ou Paricá: Experiências exitosas no Estado do Pará em Rondônia”, às 10h – Ministrada pelo Consultor Florestal, Adilson Pepino.
Palestra “Uma visão geral do comércio de Goma Resina – Produção, Industrialização e Comercialização”, às 11h – Ministrada por Laércio Couto, Engenheiro Florestal pela Universidade de Viçosa, Doutor em Florestas pela Universidade de Toronto - Canadá e Pós Doutorado em Florestas e Agroflorestas pela Universidade de Colorado – Estados Unidos. Ex presidente do Conselho de Administração da CBNC – Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável e Consultor Florestal.
Palestra “As experiências de Campo na condução do projeto”, às 14h – Ministrada por Kátia Regina Casulo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gerenciamento Municipal e Recursos Hídricos pela UFPR.
Palestra “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, às 14h30 – Ministrada por Vicente de Paulo Campos Goudinho, Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa.
Palestra “Programa de Regularização Ambiental – PRA”, às 15h15 – Ministrada por Matheus Carvalho Dantas, advogado e Procurador do Estado de Rondônia. Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – SC, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela PUC – MG.
Coffee break às 15h45
- Apresentação “Créditos para plantios florestais” às 16h – Banco da Amazônia
- Apresentação “Linhas de Créditos para Plantios Florestais, Programas ABC, Linhas de Crédito do BNDES para o PRONAF Florestais”, às 16h30 – Sicoob.
- Reunião com Produtores Rurais às 17h – Rodada de entendimentos com produtores rural pra discutir projetos com vista de plantios florestais – Consultor Florestal Manoel Moreira, Técnicos da EMATER, BASA, SICOOB, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia – FETAGRO, Federação de Agronomia e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON.
25.08.19 (sábado)
Dia de Campo – Saída de Vilhena às 08h.
- Visita à uma Usina de Tratamento de Madeiras da Empresa TrataNorte – às 08h15.
- Visita a duas fazendas com plantios de Pinus Tropicais – Fazenda Grande Hora e Fazenda da Empresa OCB Silvicultura LTDA – Na Fazenda OCB será oferecido um almoço aos presentes e após o almoço, regresso dos participantes aos destinos”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!