Audiências marcam início da regularização fundiária em Costa Marques e São Franscisco do Guaporé
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Duas audiências marcadas para essa semana pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) darão o pontapé inicial nos trabalhos de regularização fundiária da gleba Conceição, que abrange os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé.
Nessa quinta-feira (07) , às 14h, o superintendente Carlino Lima e a empresa vencedora da licitação para efetuar o georreferenciamento (medição das dimensões usando coordenadas geográficas) do primeiro lote da gleba, Asserplan, se reúnem na Câmara Municipal de São Francisco com representantes de diversas entidades como Emater, prefeitura municipal, polícia e Banco do Brasil. Já no dia 8, às 9h, é a vez da Câmara Municipal de Costa Marques sediar a reunião com os órgãos do município. "A intenção é explicar o trabalho e sanar dúvidas", explicou Carlino Lima.
Desde a segunda quinzena de julho, a equipe de vinte técnicos do Incra já prepara os trabalhos no local. Serão vistoriados e medidos cerca de 550 imóveis, de até 900 hectares, totalizando aproximadamente 60 mil hectares da gleba. Com essa ação, o órgão poderá emitir títulos a serem pagos em até 10 anos.
Mas a regularização da área está apenas começando. "Uma segunda licitação, para outros 700 imóveis da gleba deve sair na próxima semana", adiantou o superintendente do Incra. No total, serão 550 mil reais investidos pelo órgão nos dois municípios.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!