Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show

A formanda em agronomia Juliana Fernandes defende a aplicação do ensino acadêmico na vitrine tecnológica. “O nosso aprendizado ganha reforço favorecendo nossa melhor formação profissional.

Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas participaram na terça-feira (14) de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre de 23 a 26 no Parque Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

 

“A proposta é mostrar na prática a importância da aplicação técnica em reflorestamento”, disse a professora Josiane Bessa, do Centro Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra). A educadora explica que daquela aula vai cobrar dos estudantes técnicas de mensuração para inventário florestal, medidas e métodos de plantio, e estimativa de consumo cúbico para venda futura da madeira extraída da floresta plantada com fins comerciais.

 

A formanda em agronomia Juliana Fernandes defende a aplicação do ensino acadêmico na vitrine tecnológica. “O nosso aprendizado ganha reforço favorecendo nossa melhor formação profissional. Daqui temos a oportunidade de comprovar na prática o que a literatura ensina”, citou a veterana do 10º período, após medir a altura de uma das árvores da espécie Teca utilizando o astrolábio, um aparelho óptico bastante utilizado na época das navegações marítimas.

 

A implantação da vitrine tecnológica na Rondônia Rural Show tem como um dos objetivos servir como laboratório para pesquisas. O campo experimental apresenta aos visitantes, pesquisadores, estudantes e investidores no segmento 11 atividades florestais, sendo elas: cinco florestas de espécies nativa (Paricá) e exóticas (Eucalipto, Teca, Pinus e Mogno) com fins comerciais; uma mata ciliar; uma nascente e uma área com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

 

“Esta demonstração na vitrine, que não ocorre apenas no período da Rondônia Rural Show, desperta o incentivo às pesquisas pelas instituições de ensino, bem como abre horizontes aos investidores que buscam diversificar a produtividade”, avalia o consultor florestal Adilson Pepino, o responsável pela área de floresta plantada.

 

A vitrine tecnológica é mais um atrativo da 7ª Rondônia Rural Show, que abre os portões gratuitamente aos visitantes das 7h às 16h dos dias 23 a 26 na realização da maior feira do agronegócio do Norte brasileiro. “A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem o evento”, informa o secretário José Paulo Gonçales, da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), pasta governamental responsável pela realização da feira.

 

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS