SOBRECARGA EM HOSPITAIS: MP atua junto a órgãos de trânsito para manter redução de acidentes no carnaval

Atuação visa manter a tendência de queda dos acidentes na capital durante a folia

SOBRECARGA EM HOSPITAIS: MP atua junto a órgãos de trânsito para manter redução de acidentes no carnaval

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) está atuando junto a órgãos de trânsito para manter a tendência de queda dos acidentes com vítimas durante o carnaval na Capital. Em 2025, esse tipo de ocorrência apresentou redução de 24,67%, resultado de ações conjuntas dos serviços e instituições responsáveis. Para este ano, a expectativa é superar o índice, ampliando a preservação de vidas e evitando a sobrecarga no sistema de saúde.
 
Na última quinta-feira (29/1), o promotor de Justiça da Saúde, Leandro da Costa Gandolfo, esteve reunido com representantes da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e Hospital João Paulo II para alinhar e fortalecer as ações que serão adotadas durante o período carnavalesco, com foco na segurança da população.
 
Ao abrir o encontro, o integrante do MPRO apresentou estatísticas dos últimos anos, em que ficou demonstrada a queda de acidentes com vítimas de 150 para 113 ocorrências, registradas, respectivamente, no carnaval de 2025 e 2024. A ideia, conforme ressaltou, é manter a diminuição para impedir que os sinistros excedam a capacidade de atendimento das unidades de saúde, em especial o Hospital João Paulo II.
 
"Os dados refletem o trabalho dos senhores que se comprometeram com o MP a executar um planejamento rigoroso relacionado à Lei Seca, sinalização de ruas e fiscalização", afirmou.
 
Órgãos – Em atendimento aos questionamentos do MP sobre o planejamento para o carnaval, a Diretoria de Fiscalização do Detran informou que será feita uma ampliação do efetivo de agentes nas ruas, com atuação ordinária e extraordinária e presença diária nas vias. Também haverá intensificação da fiscalização, com 28 Operações Lei Seca na capital em múltiplos pontos.
 
A unidade apresentou detalhes da Operação Carnaval Seguro, a ser realizada durante todo o mês de fevereiro, com ações integradas entre Detran, Polícia Militar e demais órgãos, abrangendo fiscalização, testes de etilômetro e presença ostensiva nos locais de maior fluxo. Ações educativas também estão sendo planejadas.
 
Já o Batalhão de Trânsito da PM destacou que a corporação realizará ações ordinárias de fiscalização no período carnavalesco, com a estratégia denominada "fecha quartel", mediante deslocamento do efetivo administrativo para ações preventivas e repressivas nas ruas.
 
Por parte da Semtran, foi informado que será feita gestão do tráfego, interdições de vias e reordenamento do transporte público. Além disso, será realizado controle de estacionamento, apoio ao Disk Vidas e melhoria da sinalização física e refletiva das barreiras, buscando reduzir riscos durante os eventos.
 
Saúde - Também presente, a direção do Hospital João Paulo II informou que as escalas de profissionais e insumos para o período do carnaval encontram-se completas. A representante do hospital ressaltou que acidentes de trânsito constituem grave problema de saúde pública, com altos custos ao Sistema Único de Saúde (SUS), com cirurgias de alta complexidade e internações prolongadas.
 
Estiveram presentes à reunião o Secretário da Semtran, Iremar Torres; a diretora-geral do João Paulo II, Rafaela Dancini; o diretor de Fiscalização de Trânsito, Welton Ribeiro; o integrante da Divisão Operacional do BPTran, capitão Jairo Alencar, além de representantes da Escola Pública de Trânsito.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS