O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informou ao
Rondoniaovivo que os exames práticos de direção veicular serão ajustados ao Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, conforme previsto no art. 42 da Resolução Contran nº 1.020/2025, seguindo outros estados brasileiros.
Como registrou o jornal na quarta-feira (28), São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul já acataram resolução do Contran. A comunicação do Detran informou que as adequações ocorrerão após a publicação oficial do referido manual, a ser realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão máximo executivo de trânsito da União, garantindo a padronização nacional dos procedimentos.
A nova diretriz do Contran torna o processo mais simples, menos oneroso e mais próximo da realidade do trânsito atual. A resolução permite a não obrigatoriedade do teste de baliza, temido por muitos novos condutores, e também o uso de carros automáticos. Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.
Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.
Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.