Pela terceira vez em menos de um mês, o Rondoniaovivo identificou a instalação de outdoors em áreas ambientalmente sensíveis nesta terça-feira (27), na Avenida José Vieira Caúla, bairro Igarapé, em Porto Velho (RO).
Como registrou o jornal na semana passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) emitiu novas diretrizes para restringir instalação e licenciamento de publicidade, como outdoors, em áreas ambientalmente sensíveis.
A pasta recomenda à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) veto de novos licenciamentos ou renovação de autorizações para publicidade em Áreas de Preservação Permanente (APPs), ecoparques e praças com vocação ambiental.
Existe dificuldade em identificar as empresas e os contratos responsáveis pela instalação das placas publicitárias nessas áreas. Os principais compradores dos espaços publicitários são os poderes públicos, a exemplo da Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Porto Velho.
O Rondoniaovivo registrou nesta tarde um pedido com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) para identificar os contratos. A reportagem aguarda o retorno dos órgãos responsáveis.