Um vazamento de amônia registrado na tarde deste sábado, 29 de novembro, provocou a evacuação de funcionários do frigorífico JBS, em Pimenta Bueno. De acordo com postagens nas redes sociais, vários trabalhadores apresentaram sintomas de intoxicação, o que mobilizou equipes de emergência e gerou intensa movimentação na região.
O incidente ocorreu por volta das 14h, no setor de desossa. A substância, utilizada em frigoríficos como agente de refrigeração industrial, se espalhou rapidamente pelo ambiente interno. Assim que perceberam o vazamento, funcionários acionaram o alarme de evacuação e deixaram o prédio de forma imediata.
Segundo informações relatadas por trabalhadores, a brigada de emergência da empresa foi comunicada logo após a detecção do problema. Mesmo com os protocolos de segurança adotados na unidade, alguns colaboradores tiveram contato com o produto químico.
Moradores que passavam nas proximidades também ajudaram no resgate, levando vários funcionários ao Hospital Municipal. Entre os sintomas relatados pelas vítimas estavam dor abdominal, irritação na garganta e sensação de mal-estar. A maioria dos trabalhadores conseguiu sair rapidamente do frigorífico, atravessou a BR-364 e aguardou atendimento em área aberta na Linha 36.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou suporte às vítimas no local. Devido ao grande número de pessoas envolvidas, diversas viaturas se deslocaram para reforçar o atendimento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve presente e auxiliou no controle do trânsito na BR-364 durante a ocorrência.
As causas do vazamento de amônia ainda serão investigadas.