Moradores de Porto Velho (RO) e visitantes do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré poderão assistir à apresentação da Locomotiva 18, às 17h, aos domingos. O trem alemão foi restaurado após 26 anos de inatividade.
A apresentação da locomotiva foi um dos pontos altos do 111º Aniversário de Porto Velho. A Prefeitura pretende revitalizar a Locomotiva 50 e um trajeto de 8 km do Complexo até Santo Antônio.
“Ano que vem, já começaremos a trabalhar no projeto de revitalização da Locomotiva 50 e do trajeto de 8 km até Santo Antônio, para que, daqui a um ano, esse passeio de trem possa voltar em toda a sua grandeza e emoção”, explicou o secretário executivo de Turismo Aleks Palitot.
A primeira apresentação da Locomotiva 18 restaurada ocorreu em 2 de outubro, no aniversário da capital rondoniense. A apresentação mais recente ocorreu no último domingo, 23 de novembro.
Patrimônio
A Locomotiva 18 foi fabricada em 1936 pela empresa alemã L. Schwartzkopff e incorporada à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em 1950. Mede 15,20 metros de comprimento e tem configuração de rodas 2-8-2. Recebeu o nome Barão do Rio Branco em homenagem ao diplomata responsável pelo Tratado de Petrópolis, que abriu caminho para a construção da ferrovia.
Foi utilizada no transporte de borracha e produtos regionais ao longo dos 366 km de trilhos entre Porto Velho e Guajará-Mirim, além de ter servido em passeios turísticos nas décadas de 1980 e 1990. Foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
FOTO: Apresentação no último domingo reuniu todas as idades - José Carlos / Prefeitura de Porto Velho