Moradores da Comunidade Terra Santa, setor chacareiro de Porto Velho, na rodovia RO-005 (Estrada da Penal) estão atemorizados com um grande animal silvestre que circula a localidade. A situação agravou nesta semana com o ataque a um galinheiro numa pequena propriedade. O predador quebrou a estrutura para pegar galinhas. Uns moradores suspeitam de onça que já foi vista na região e outros acreditam ser um grande tamanduá bandeira.
Veja o vídeo:
As aparições foram na Linha 8, a estrada limite entre a comunidade com o Parque Natural de Porto Velho - uma unidade de conservação pertencente à prefeitura da capital. Em uma propriedade rural, o animal silvestre devorou duas galinhas na sexta-feira (19) e deixou marcas de pisadas no chão.
Os pequenos produtores estão assustados e relatam que em outras ocasiões já avistaram onças em propriedades e atravessando estradas. A região faz limite com a fundiária do Parque Natural de Porto Velho, além das matas terem ligação com o setor rural Belmont que margeia o rio Madeira e interliga com outras matas de reservas legais de grandes propriedades rurais.
Como nas proximidades da região as reservas legais não são continuas, a formação de ilhas biológicas dificulta a sobrevivência de animais silvestres. Com a escassez alimentar, os grandes animais buscam em propriedades rurais o alimento para o suprimento.