MUNICÍPIOS: Atuação do MPF garante transparência na gestão de recursos do Fundeb

Prefeituras de sete municípios acataram recomendações do MPF para assegurar a rastreabilidade e a correta aplicação dos recursos

MUNICÍPIOS: Atuação do MPF garante transparência na gestão de recursos do Fundeb

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público Federal (MPF) atuou para que sete municípios de Rondônia regularizassem a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 
Os gestores municipais de Governador Jorge Teixeira, Vale do Anarí, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Cujubim, Jaru e Rio Crespo acataram medidas recomendadas pelo MPF e apresentaram documentos comprovando seu cumprimento.
 
A Recomendação nº 07/2025 foi enviada pelo procurador da República Gabriel de Amorim Silva Ferreira em 10 de março.
 
As medidas tinham caráter preventivo e buscavam garantir a rastreabilidade dos recursos, coibindo desvios e assegurando sua aplicação exclusiva na manutenção e no desenvolvimento do ensino básico.
 
O documento destacava que a utilização irregular desses valores poderia configurar ato de improbidade administrativa e até justificar a necessidade de eventual intervenção estadual ou federal. Dentre as medidas recomendadas, e já adotadas pelos municípios, estavam:
 
  • Abertura de conta única e específica, no Banco do Brasil (BB) ou na Caixa Econômica Federal (CEF), para depósitos e movimentação dos recursos do Fundeb e de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef);
  • Garantia de que a movimentação e o acesso às contas sejam privativos da Secretaria Municipal de Educação;
  • Proibição de transferências para contas diversas das autorizadas por lei;
  • Realização de pagamentos exclusivamente por meios eletrônicos, diretamente a fornecedores, prestadores de serviço e profissionais da educação;
  • Comprovação, em até 30 dias úteis, do cumprimento das diretrizes junto ao MPF, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e aos tribunais de contas.
  • Com o envio dos documentos comprobatórios de cumprimento das medidas, o procurador da República Raphael Luis Pereira Bevilaqua determinou o arquivamento dos procedimentos investigativos relativos a cada um dos municípios.
 
Confira a íntegra das recomendações: Governador Jorge Teixeira, Vale do Anarí, Cacaulândia, andeias do Jamari, Cujubim, Jaru e Rio Crespo.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS