SAÚDE: Governo reforça serviços voltados aos povos indígenas em data comemorativa

No Hospital Regional Dr. Julio Pérez, já foram realizados mais de 100 atendimentos em saúde indígena

SAÚDE: Governo reforça serviços voltados aos povos indígenas em data comemorativa

Foto: Pablo Belo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Neste sábado (9), é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para destacar a importância das populações originárias e reforçar a luta por seus direitos e pela preservação de suas culturas em todo o mundo.
 
Em alusão a data, o governo de Rondônia destaca os serviços de saúde oferecidos às comunidades indígenas no estado, com foco na ampliação do acesso e na promoção da saúde especializada.
 
Um exemplo é o Hospital Regional Dr. Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, que conta com uma área exclusiva de apoio para acompanhantes indígenas. Desde sua inauguração, em março, a unidade já realizou mais de 100 atendimentos especializados voltados à saúde indígena.
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o governo do estado vem implementando ações voltadas à melhoria da saúde dos povos originários. 'Estamos fortalecendo a integração com as unidades gestoras de saúde indígena para ampliar o alcance dos serviços, oferecendo mais atendimentos especializados e reforçando a atenção primária, garantindo cuidado e dignidade aos  indígenas.'
 
AMPLIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
 
Com o objetivo de fortalecer a atenção primária voltada aos povos indígenas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde (Coaps), reuniu-se na última segunda-feira (4) com a equipe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi).
 
Na ocasião, foi discutida a articulação para a inclusão do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho nas atividades de Planificação da Atenção à Saúde.
 
A iniciativa busca organizar e qualificar os processos de trabalho nas unidades de saúde, promovendo maior integração entre os atendimentos primários e especializados, com o objetivo de melhorar a assistência prestada aos usuários indígenas em todas as esferas do SUS.
 
A coordenadora da Coaps, Tamires Oliveira, afirma que a intenção é conhecer os territórios indígenas e incorporar a metodologia. 'Com isso, conseguiremos realizar melhorias na qualidade da assistência e nos indicadores de saúde', destacou.
 
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, pontua que o Hospital Regional Dr. Júlio Perez, conta com profissionais capacitados e um ambiente especializado, que garantem cuidado e atenção à comunidade.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS