RISCO DE COLAPSO: CREA recomenda intervenção urgente em ponte sobre rio Candeias

Laudo técnico do Conselho foi realizado a pedido do Ministério Público Federal (MPF)

RISCO DE COLAPSO: CREA recomenda intervenção urgente em ponte sobre rio Candeias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda-feira (19), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) publicou em seu site um relatório sobre a situação estrutural da ponte sobre o rio Candeias. O parecer técnico, feito a pedido do Ministério Público Federal (MPF), recomenda intervenção urgente na estrutura - que o CREA julga ter risco significativo de colapso.
 
Como registrou o Rondoniaovivo, a ponte sobre o rio Candeias motivou protestos por parte dos moradores da região - que fecharam o trecho da via. Agora, o trânsito na área se dá por meio de ‘pare e siga’. A inspeção do CREA foi conduzida por uma equipe técnica no dia 13 deste mês. 
 
Os engenheiros Hélvio Pantoja, Siguimar Francisco da Cruz e Oziany Gomes de Souza avaliaram visualmente a estrutura da ponte em busca de rachaduras, fissuras, deformações e outras anomalias que possam comprometer sua integridade e segurança. 
 
A estrutura, inaugurada em 2009, apresentou graves sinais de comprometimento.
 
O CREA-RO classificou a situação como gravíssima, com urgência imediata para intervenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e uma tendência clara ao colapso, especialmente diante do tráfego intenso de veículos pesados na região. O DNIT atua em caráter emergencial para recuperar pontes da BR-364, como contou o jornal nesta notícia.
 
Para evitar acidentes de maior gravidade, o parecer técnico dos engenheiros recomenda manutenção do sistema "pare e siga" para reduzir o número de veículos trafegando simultaneamente e concentrar o tráfego na região central da ponte, além de alternância entre veículos pesados e leves, reforço de estrutura, substituição de componentes comprometidos e monitoramento contínuo e também monitoramento das deformações e evolução das falhas estruturais até a conclusão da obra de recuperação.
 
Uma inspeção técnica aprofundada, para além do visual, com engenheiros especializados e elaboração de um projeto de recuperação estrutural também foi recomendada pelo CREA.
 
 

Documentos anexos

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor do ‘PL da Devastação’?
Se Carlos Bolsonaro fosse candidato ao Senado por RO, você votaria nele?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS