Um livro digital que será lançado em Porto Velho no próximo dia 24 traz uma temática polêmica: é possível sentir orgulho do autismo? O autor é o jornalista Lucas Tatuy (@lucastatuy), pai de uma adolescente autista que não se comunica pela fala e apresenta sintomas graves do espectro. Ele também recebeu o diagnóstico tardio de autismo, aos 48 anos.
Para alguns, o autismo é uma identidade — algo a ser celebrado com orgulho. Para outros, embora haja aceitação, o orgulho não se aplica, pois veem o autismo como uma condição que traz sofrimento. A temática é ampla, mas o autor garante que a intenção é simples: “provocar reflexões profundas, tanto em quem não se orgulha do autismo quanto em quem se orgulha.”
“Quem se orgulha do autismo não sente minha dor” é o título do e-book que será lançado no 1º Encontro dos Autistas Adultos, que acontece em Porto Velho no próximo dia 24 de abril, no Instituto Federal de Rondônia – IFRO (campus Calama).
O evento terá entrada gratuita e é aberto para toda a comunidade. Conta com uma programação especial com palestras, exposições de talentos, debates e oficinas — um espaço de troca, escuta e valorização da diversidade.
1º Encontro dos Autistas Adultos
Data: 24 de abril de 2025, a partir das 14h
Local: IFRO Calama, em Porto Velho
Realização: Grupo TEA Adultos em parceria com IFRO/Calama
Será disponibilizado certificado de participação.
Link para inscrição e mais informações: https://www.even3.com.br/eaa/