Na manhã desta sexta-feira (7), a Federação Nacional dos Comunicadores do Brasil (FENACOM), representada por seus dirigentes, participou de uma audiência na sede da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC).
Participaram da audiência, Fábio Willian de Brito Camilo - Presidente Nacional da FENACOM, Ricardo Frota, Presidente Estadual da FENACOM Advogado e Jornalista, Moisés Cruz - Vice-Presidente Jornalista, Francisco Holanda - Diretor Institucional Empresário e Jornalista, Elizeu Evangelista - Diretor de Comunicação Jornalista e Radialista, Zezinho da Rema Tv, Cicero Moura, Mary Gonçalves, Paulo Andreoli (que participou virtualmente), Juan Pantoja e Águia Azul, jornalistas filiados que representaram a FENACOM Nacional e Estadual.
Veja a Carta de Pedido de Providências enviada ao Governo de Rondônia:
Representando as Forças de Segurança do estado de Rondônia, participaram o Coronel Felipe Bernardo Vital - Secretário de Estado da Segurança (SESDEC), Delegado Hélio Gomes Ferreira - Secretário-Adjunto da SESDEC, Marcus Castelo Branco Alves Semeraro Rito - Secretário de Estado da Justiça (SEJUS), Coronel PM Regis Wellington Braguin Silvério - Comandante Geral da Polícia Militar e Rosângela Aparecida da Silva - Secretária de Estado de Comunicação de Rondônia (SECOM) que na ocasião representou o Governador Coronel Marcos Rocha que estava cumprindo agenda de entrega de obras.
Objetivo da Audiência
O principal objetivo da audiência foi discutir as estratégias adotadas para a recaptura de João Luiz da Silva Filho, condenado pelo assassinato do jornalista Alberto de Carvalho Andreoli, e foragido desde 28 de fevereiro de 2025. A SEJUS informou que instaurou uma sindicância para investigar as circunstâncias da fuga e que a Polícia Penal, em colaboração com outras forças de segurança, está realizando diligências para localizar o fugitivo.
Veja a resposta da SEJUS endereçada a FENACOM:
Declarações Oficiais
O secretário Marcus Rito enfatizou que todas as providências necessárias foram implementadas e que a prioridade é assegurar o cumprimento da pena imposta pela Justiça e declarou:
"Os servidores do sistema penal rondoniense trabalham com afinco, compromisso e determinação todos os dias para cumprir suas funções."
Detalhes da Fuga
Data da fuga: 28 de fevereiro, por volta das 11h50.
Local: Durante atividade laboral nas proximidades do Centro de Detenção Provisória de Porto Velho.
Ações subsequentes: Registro da evasão no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e expedição de um mandado de prisão pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
Medidas de Segurança Implementadas
A SEJUS adotou diversas medidas para prevenir novas ocorrências, incluindo:
Monitoramento Reforçado: Instalação de câmeras de segurança e totens de vigilância nas unidades prisionais.
Melhorias Estruturais: Ampliação de alambrados e instalação de pórticos detectores de metais.
Aumento da Frota: Mais de 100 viaturas para transporte de internos e operações da Polícia Penal.
Monitoramento Eletrônico: Expansão do uso de tornozeleiras eletrônicas para presos em regime semiaberto.
Conclusão
As investigações para localizar João Luiz da Silva Filho permanecem em andamento, com esforços concentrados em endereços relevantes e cruzamento de dados de inteligência. O secretário de segurança Felipe Bernardo Vital, da SEJUS Marcus Rito e o comandante geral da PMRO Coronel Bragin, reafirmou o compromisso das autoridades em restabelecer a ordem e garantir a segurança da sociedade, especialmente da família de Alberto Andreoli.