COLUNA SEMANAL: “Mudanças feitas em ruas de capital, serão revistas”, diz secretário da Semtran

Vício em jogos está se tornado um problema no Brasil; futuro político de Bolsonaro está nas mãos do STF; Bloco Pirarucu do Madeira entra na avenida neste domingo(23); deputado pede perdão, em público, ao governador Marcos Rocha

COLUNA SEMANAL:  “Mudanças feitas em ruas de capital, serão revistas”, diz secretário da Semtran

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Baú de Maldades




 

E o baú de maldades do Tio Sam, digo Donald Trump, continua colocando para fora todo tipo de vudu para espantar os amigos de longa de data e aproximar os inimigos. Assim, o novo presidente americano continua usando o poder do dinheiro e das bombas para conseguir o seu intento. Nessa nova arrumação da geopolítica mundial, o Canadá, México e a Europa que sempre estiveram ao lado dos americanos, literalmente os dois primeiros, estão percebendo que o escudo do Capitão América, que sempre protegeu os países aliados já não é mais o mesmo. Os olhos de Trump, ao que tudo indica, estão voltados para se aproximar mais da Rússia e China. Com as nações amigas ele tem falado grosso e feito até ameaças de anexação, como é o caso do Canadá e do território da Groelândia, pertencente a Dinamarca.

 

Banana para Europa

 

 

Já para a Europa tem deixado claro que não quer assumir a responsabilidade de proteção do continente e, em relação a Ucrânia, já está se reunindo com os russos, sem a participação dos ucranianos ou da União Europeia, para decidir como ficará a Ucrânia após a guerra. Ou seja, deu uma banana para a Europa, mesmo a Ucrânia estando dentro do continente europeu. Com isso, aumentou entre os europeus o temor que o presidente russo, Vladimir Putin, se sinta livre e decida expandir, ainda mais, as suas fronteiras para outras nações europeias. Assim, em um continente que já foi palco de duas guerras mundiais, o sinal de alerta foi acesso em intensidade máxima. 

 

Imposto

 

Já no Brasil, as notícias vindas da América do Norte, para o nosso comércio com os Estados Unidos, também não são nada animadoras. O presidente Trump declarou que vai aumentar as tarifas em 25% sobre produtos estrangeiros, como madeira e itens florestais a partir de 2 de abril. No entanto, ele avisou que poderá rever essa decisão se os países afetados reduzissem ou eliminassem suas próprias tarifas sobre os produtos norte-americanos. O Brasil deverá ser um dos países mais afetados com essa imposição de tarifas, já que é o maior exportador mundial de celulose, que é a base para a fabricação de papel, embalagens, tecidos, cosméticos e biocombustíveis. No frigir dos ovos, essas medidas representam menos lucros, menos dólares entrando no nosso país e, pior de tudo, pessoas perdendo emprego. São os novos tempos e do jeito que o mundo anda, o saudoso cantor Belchior está, cada vez mais, atual com a canção ‘Pequeno Mapa do Tempo’. Vale rever!

 

Denúncia PGR

 

O que se anunciava faziam alguns dias, finalmente, aconteceu para o desespero de Bolsonaro e companhia. Na última terça-feira(18), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado criminalmente pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob  a acusação de ter liderado um suposto plano de golpe de Estado, após ter perdido a eleição de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 272 páginas, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, desnuda todas as etapas da suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder, independentemente do resultado eleitoral. São 34 pessoas que constam na denúncia, a PGR faz uma análise dos fatos que sustentam a conclusão de que Bolsonaro e os demais denunciados seriam integrantes de um grupo criminoso que tentou promover um golpe de Estado no país. Obvio, Bolsonaro e os aliados tentam desqualificar o documento da PGR, com o ex-presidente chegando a dizer, com todo um rico vocabulário que tem: “caguei para a prisão”. Mas, do jeito que a coisa está indo, a prisão não deverá fazer o mesmo para ele.

 

Passos

 

O próximo passo agora é com o Supremo Tribunal Federal, e o processo ficará com a primeira turma da corte. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes, deu um prazo de 15 dias para as defesas se manifestarem, e vai encaminhar a denúncia ao grupo de cinco ministros, incluindo ele. Os magistrados vão analisar se há elementos que comprovem a existência de crimes. Caso aceitem a denúncia, Bolsonaro e os demais denunciados se tornam réus. Teremos uma quinzena bem agitada então, preparem os calmantes!

 

Netflix

 

Analisando as últimas notícias da política nacional, Netflix é coisa de criança no jardim de infância. Como se ainda fosse pouco, a denúncia da PGR contra Bolsonaro, o STF liberou os vídeos da delação premiada do ex-ajudante de ordem de Jair Bolsonaro, coronel Mauro Cid. As imagens caíram como uma bomba no país. Antes, personagens bolsonaristas afirmavam que Mauro Cid fez o acordo e falou sob pressão, quando se sentiu acuado e ameaçado. Assim, se entende que ele foi obrigado ou algo do tipo. No entanto, as imagens mostraram o contrário! Cid aparece falante, tomando água e respondendo a tudo na presença dos advogados de defesa. Ele contou detalhes da rotina e do nível de intimidade que ele e a família tinham com o ex-presidente e, se tudo o que disse ficar comprovado, Bolsonaro vai precisar de muita sorte para escapar da cadeia. Os próximos dias e episódios serão de emoção pura. Haja adrenalina! Ainda bem que tem o Carnaval para dar uma trégua!

 

Dino

 

Nesse tour nacional, ainda teve o ministro do STF, Flávio Dino, mexendo em uma casa de maribondo, que são as emendas parlamentares. Aliás, esse é assunto muito nebuloso em nosso país. A luta do ministro é para dar transparência a esse processo que envolve bilhões de reais pagos pelos contribuintes, mas, que muitas vezes, ninguém sabe como e nem onde é gasto. Tentando clarear esse breu, na quinta-feira (20), Flávio Dino, deu prazo de 30 dias corridos para que estados e municípios regularizem todas as contas específicas referentes às emendas parlamentares da saúde. Nessa tacada, deve ter muito prefeito correndo atrás de explicar de onde veio e onde foi usado o dinheiro. Deve ter muito gestor comprando Rivotril.

 

Gonçalves

 

Em Rondônia, o mundo político está em ebulição pelos lados do CPA. A exoneração de Júnior Gonçalves, ex-chefe da Casa Civil, continua rendendo. Ele deu uma entrevista, na semana passada, onde falou sobre a saída do Governo do Estado e, após, como dizem no popular, mergulhou. Tem evitado contato com a mídia e, quando fala com alguém sobre o turbilhão que vem enfrentando, lembra da pressão e, algumas vezes, não consegue segurar a emoção.  Essa é uma história ainda está longe do fim...

 

Deputado perdoado

 

Falando em CPA, o deputado Luizinho Goebel que até alguns meses atrás era um dos maiores críticos do governador Marcos Rocha, na Assembleia Legislativa de Rondônia, parece que resolveu mudar opinião ou opiniões. Na última terça-feira,18, em Vilhena, na abertura do ano letivo em uma escola, onde estavam os dois, Luizinho Goebel, que no primeiro mandato do governador esteve junto com ele, pegou o microfone chegou perto de Marcos Rocha e, literalmente, pediu perdão pelas palavras que dirigiu ao chefe do Executivo, algumas ofensivas, em várias oportunidades. O gesto chamou a atenção de todos e Marcos Rocha, pelo menos naquele momento, disse que perdoava o deputado. “Perdoado em nome de Jesus. Tentaram nos separar, mas não conseguiram”, falou o governador. E viveram felizes para sempre!

 

Léo Tik-Tok

 

E o prefeito de Porto velho, Léo Moraes, continua a todo vapor no comando da capital. Nesse estilo tik tok dele de administrar, as ações tem chamado a atenção da população. A questão que se coloca é: ele vai ser sempre nesse pique ou é apenas empolgação de inicio de mandato? A resposta só o tempo irá dizer. Vamos torcer para que ele consiga manter esse ritmo de ações por muito tempo.

 

Estacionamento

 

Uma das iniciativas de Léo Moraes que merece aplausos foi a de permitir o estacionamento no entorno do shopping da capital. Antes, só se tinha como opção o estacionamento do centro de compras ou nas ruas próximas. Com essa mudança, acabaram-se as multas para quem deixava o carro do lado de fora do  shopping. Merece aplausos!

 

 

Trânsito

 

Falando em mudanças na cidade, o cruzamento da avenida Lauro Sodré com a Imigrantes, na zona Norte, tinha uma rotatória que foi retirada e ganhou um semáforo e, agora, vai voltar a ser rotatória de novo. Esse é o plano da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) que deverá ser implementado nos próximos meses. Foi para falar sobre essa e outras modificações nas vias da capital, que o titular da pasta, Iremar Lima(foto), participou do Programa Conexão Rondoniaovivo, na última quinta-feira (20). Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, ele disse também que as modificações de fluxo que foram feitas no trânsito em algumas vias da capital poderão ser revistas e canceladas. Ele disse ainda que Porto Velho é uma cidade com um trânsito muito engessado e que a Semtran é um grande desafio. Já a cidade com as vias de trânsito mais bem projetadas de Rondônia, na opinião dele, é Ouro Preto do Oeste. Outra observação feita pelo secretário é que na capital, a maioria dos problemas de trânsito se usa como solução a colocação de lombadas. "Aqui, tem uma lombada e 20m na frente tem um faixa de pedestre. Não faz sentido. Assim, temos muitas quedas de motociclistas por causa delas e colisões também", declarou. Iremar contou também  que será implantado na avenida Calama, estacionamento de motos nas esquinas, para se evitar colisões laterais, já que o motorista, quando tem veículos estacionados na esquina, perde o campo de visão, facilitando a ocorrência de acidentes. Veja a entrevista aqui!

 

Ludopatia

 

Leitor, você já ouviu falar em ludopatia? O nome é estranho e expressa algo que está ocorrendo em nossa sociedade e tem se agravado, levando muito gente ao desespero. Ludopatia ou transtorno do jogo, é o nome dado à compulsão por jogos, em especial, os online, os famosos tigrinhos ou bets. O Brasil é campeão mundial em apostas online e em acessos às páginas de bets no mundo.

 

Viciado

 

 

A psicóloga Clicia Henrique de Souza, que atende em um dos Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Porto Velho, explicou que a pessoa viciada em jogos pensa o tempo todo em jogar; se sente irritado; frustrado quando não pode jogar, tem dificuldade em parar ou reduzir o tempo de jogo; perde o interesse em outras atividades; apresentar problema no trabalho, na escola ou em casa; continua jogando, apesar do problema; e mente para as pessoas. “Tem como consequências, as perdas financeiras, problemas sociais, físicos e emocionais; como ansiedade, depressão, estresse crônica, exclusão social e auto sabotagem”, declarou.

 

R$ 100 mil

 

Recentemente, um empresário da capital demitiu um funcionário devido a um desvio no caixa da empresa de mais de R$ 100mil. O motivo, descoberto depois, foi que o empregado era viciado em jogos e apostas online, e usava o dinheiro da empresa para fazer as jogadas na internet. O acesso facilitado aos telefones celulares, dificuldades financeiras e a propaganda de pessoas famosas sobre as bets tem sido os estímulos para que, mais e mais pessoas, entrem nesse mundo. 

 

Caps

 

Clicia disse que em Porto Velho não existe um atendimento específico nos Caps voltado para pessoas viciadas em jogos. “Não tem idade para a pessoa desenvolver vícios em jogos de azar, mas geralmente a maioria são adultos jovens; homens com idade entre 16 a 30 anos. Eu oriento a pessoa ou a família ao perceber algo errado, procurar ajuda psicológica e, em casos mais graves, psiquiatra", ressaltou. 

 

Pirarucu do Madeira

 

No domingo (23), o Bloco Pirarucu do Madeira entra na avenida. A concentração será a partir das 15h, no bairro Caiari, no centro de Porto Velho, próximo ao ginásio Claudio Coutinho. O tradicional bloco estará homenageando uma das figuras mais populares de Porto Velho, a Bailarina da Praça. Participe, leve a família e celebre o Carnaval!

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Neymar ainda é um jogador do futebol?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Cookies
Continuar