O lateral-direito Rafinha chegou ao São Paulo em 2022, já com 36 anos. Segundo ele, estava realizando um sonho de infância, já que era torcedor do clube quando criança.
Mesmo com idade avançada, tornou-se um dos líderes da equipe e entrou para a história com as conquistas da inédita Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil.
Seu contrato se encerraria em 31 de dezembro, mas o jogador já renovou para seguir no clube durante o Campeonato Paulista.
Rafinha renova por três meses
O São Paulo anunciou a renovação de contrato com
Rafinha por mais três meses. Esse é o prazo para o jogador disputar o Campeonato Paulista e, em meio a isso, decidir se estende o vínculo até o final de 2025 ou se irá optar pela aposentadoria.
Antes de confirmar a renovação, o jogador chegou a conceder entrevista ao Globo Esporte e confirmar que era o momento mais difícil da sua carreira, a hora de parar.
“É o momento mais difícil para um atleta. Colocar um ponto final, pendurar as chuteiras. Como falei esse ano, perdi metade do ano, tive duas lesões graves, comecei a jogar no fim de julho. Preciso terminar bem. Claro que quero ir até o meio do ano que vem, até depois do estadual. Mas quero terminar bem esse ano, faltam três jogos, quero terminar bem, bem fisicamente, para que junto com o São Paulo, se chegarmos num acordo, para que eu possa ficar mais alguns meses e, aí sim, terminar minha carreira”, disse o jogador, antes da temporada 2024 se encerrar.
A renovação por três meses também dá tempo ao
São Paulo para buscar um substituto, se achar necessário, já que conta com Igor Vinicius e Moreira para a posição.
Para o futuro após o futebol, Rafinha já tem convites para ser auxiliar técnico, mas antes deve fazer um jogo de despedida no
Bayern de Munique, onde é ídolo e defendeu o clube por oito temporadas.
São Paulo está de olho no mercado
Não é apenas a lateral-direita de Rafinha que preocupa o São Paulo, mas também a esquerda. Wellington assinou pré-contrato com o Southampton e sairá de graça em janeiro.
Jamal Lewis, contratado para a posição, lesionou-se e está em tratamento na Inglaterra, com possibilidade de rescisão contratual. Com isso, o nome de Marcelo chegou a ser especulado no Morumbi, mas foi rapidamente descartado.
"Marcelo é um jogador muito técnico, mas tem que ter um projeto em torno para ele jogar. Ele é um jogador fantástico, mas a gente não pensa no Marcelo aqui, não", afirmou Belmonte, diretor do São Paulo.
O foco do clube está em Wendel, jogador do Porto e recentemente convocado para a Seleção Brasileira. Em reta final de contrato com os portugueses, o clube busca uma liberação e, para isso, pode envolver atletas, como o jovem Moreira, que já interessou ao time do Dragão.