Grande arranque do Santa Clara na Primeira Liga

Grande arranque do Santa Clara na Primeira Liga

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sejamos sinceros, se no início da época alguém tivesse apostado na Mostbet Portugal que o Santa Clara iria rebentar na Primeira Liga com tanto fervor, muitos teriam torcido o dedo na têmpora. Mas aqui está uma surpresa para si! Uma equipa de uma pequena cidade dos Açores dá luz ao topo da liga e os seus resultados fazem falar de um verdadeiro fenómeno do futebol. É verdade que isto acontece quase todas as temporadas e não há nada para se surpreender. As pessoas em Portugal adoram belos contos de fadas? O “Famalican” não te deixa mentir, aliás, os estreantes na liga procuram imediatamente jogar com ousadia, mostrando-se ao máximo!
 
O segredo do sucesso? Em muitos aspetos, trata-se de uma tática inteligente e de unidade. O treinador da equipa, Matus Vascu, conseguiu encontrar o meio-termo entre a ordem defensiva e os ataques rápidos. Nas primeiras jornadas, o Santa Clara trancou literalmente as portas e segue um futebol defensivo. Ao contrário do mesmo “Famalicano”, porque há várias épocas esta equipa jogou activamente no ataque. O “Santa Clara” leva o jogo defensivamente, colocando habilmente um “autocarro” às suas portas. O Sporting já experimentou a habilidade do estreante na Primeira Liga. No entanto, o futebol confiante e corajoso também está presente e dá frutos - após as primeiras 13 jornadas, a equipa mantém-se confiante no topo da tabela, o que por si só já é um sucesso para um clube que até há pouco tempo era considerado um camponês médio.
 
 
Melhores jogadores de equipa nesta temporada
 
Por falar em “Santa Clara”, é impossível não destacar os protagonistas desta descoberta. Em primeiro lugar, este é o guarda-redes Gabriel Batista. Este tipo voa literalmente pelo tabuleiro: consegue bolas paradas, salvando a equipa repetidas vezes em situações críticas. Se não fossem as defesas, o Santa Clara teria claramente menos pontos. De destacar também as restantes posições:
 
  • Na defesa, Diogo Kalila e Lucas Soares tornaram-se os verdadeiros líderes. Quando necessário, jogam com afinco e precisão, mesmo recebendo muitas cartas. Em 13 partidas, Kalil tem 4 e Soares 5 – podem terminar o jogo a substituir a equipa. Também em boa forma estão Mateus Pereira, Mateus Nunes, Sydney.
  • No ataque, todos admiram Vinicius Lopez. Este avançado está em tal forma que até os olheiros dos principais clubes já estão a esfregar as mãos. Lopez marca não só em jogos contra forasteiros, mas também incomoda regularmente os guarda-redes de adversários fortes. Nas primeiras 10 jornadas conseguiu marcar 6 golos. É ativamente auxiliado por: Gabriel Silva (3 golos e 2 assistências), Ricardinho (3 golos), Alisson Safira (2+2).
  • O meio-campo merece especial destaque. Não há jogadores suficientes, mas para a táctica defensiva é normal e o técnico utiliza habilmente os serviços de Adriano Firmino, Pedro Ferreira, Gustavo Klisman e Serginho. Planeiam reforçar a sua posição no inverno, e por boas razões.
 
Os adversários do Santa Clara notam que a equipa joga de forma muito dura e dura. Na verdade, jogar à defesa exige dedicação, por isso absolutamente tudo é violado. Notavelmente, até o guarda-redes Gabriel Batista tem 2 amarelos! O avançado Alisson Safira tem mais cartões, mas apenas um cartão vermelho – também extremamente surpreendente, tendo em conta tantos cartões amarelos!
 
 
Perspectivas futuras do Santa Clara
 
A questão principal é: conseguirão manter o ritmo? Se conseguir manter a forma atual, o Santa Clara tem condições para garantir um lugar nas competições europeias. Claro que isto não será fácil, porque ainda falta meia época e a competição na Primeira Liga só aumenta. Mas a equipa já provou que é capaz de lutar de igual para igual até com os gigantes. Podem surgir dificuldades com a composição: se no inverno o “Santa Clara” perder os seus dirigentes, que se interessavam por outros clubes, então tudo pode correr mal. É especialmente importante reter os jovens defesas, porque segundo os rumores, muitos já estão na mira de vários clubes portugueses e até espanhóis.
 
Outro ponto é a profundidade do plantel. Até ao momento, o Santa Clara conseguiu evitar lesões graves, mas o que acontece se um dos principais jogadores desistir? As reservas da equipa não são tão fortes e isso pode tornar-se um problema sério. É importante reforçar o meio-campo, e não faria mal nenhum juntar um jogador ao resto das linhas. O Santa Clara tem todas as hipóteses de não só fazer uma boa época, mas também de poder surpreender todo o Portugal. Quem sabe se daqui a um ano estaremos a assistir aos seus jogos na Liga Europa ou mesmo na Liga Conferência.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via pefil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS