Ato foi assinado pelo governador Marcos Rocha e publicado neste sábado no DOE
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O secretário da Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Lourival Junior de Araújo Lopes foi exonerado do cargo, após ser preso na segunda etapa da Operação Dionísio – desencadeada na sexta-feira (13) pelo Ministério Público de Rondônia para investigar malversação de recursos públicos em grandes eventos realizados em Rondônia.
O caso ganhou repercussão nacional e o governador Marcos Rocha (União) concedeu entrevista coletiva e falou que “até que se prove ao contrário a gente não pode condenar ninguém”. Com o andamento das investigações, Marcos Rocha resolveu assinar a exoneração que foi publicada na Edição 235, do Diário Oficial do Estado, neste sábado (14).
O governador também havia anunciado que “O Governo do Estado vai continuar apoiando e adotando todos os meios necessários para que a verdade possa ser levantada e revelada”, disse.
Na primeira etapa da Operação Dionísio, o Ministério Público pediu o afastamento de Junior Lopes e alguns servidores por 90 dias, no entanto, as novas medidas se fizeram necessárias em razão de ter sido constatado, na primeira fase da operação, que os investigados, assim como pessoas relacionadas a eles, obtiveram informações privilegiadas e passaram a agir no sentido alterar e destruir provas, obstruindo o regular andamento das investigações, o que, em tese, configura os crimes de Fraude Processual e de Supressão de Documento.
OPERAÇÃO DIONÍSIO
A Operação Dionísio é conduzida pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do seu Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC), com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX) e da Polícia Civil.
A operação tem como foco a apuração dos crimes de contratação direta ilegal; peculato na modalidade desvio; frustração do caráter competitivo de licitação; fraude em licitação ou contrato e de falsidade ideológica.
Todos os atos lesivos foram praticados por meio da celebração de Termos de Fomento e de parcerias visando à realização de eventos festivos no Estado de Rondônia, em especial a Expoviola, Edição 2023, a 12ª Expovel, Edição 2023, e a 13ª Expovel, Edição 2024.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!