COLUNA SEMANAL: Casal que matou dona de imóvel por aluguel atrasado pode ter fugido para o AM

Obras públcas abandonadas em RO; cientistas estão chocados com aprovação de projetos sobre vacinas em crianças aprovado em RO; Sindasaúde promete uma semana agitada para o Governo de RO; e muito mais

COLUNA SEMANAL: Casal que matou dona de imóvel por aluguel atrasado pode ter fugido para o AM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Selvageria de farda

 

Os últimos dias tem servido para confirmar a máxima de que o Brasil ainda tem um longo caminho para evoluir como sociedade. As cenas da Polícia Militar de São Paulo em ação, onde policiais, revestido do poder de autoridade dada pelo Estado e pela farda, avançam em pessoas, atirando e espancando são dignas de filmes de terror. Um homem foi jogado de uma ponte como se fosse um saco de cimento por um PM; na outra cena, uma senhora e a família são espancados por causa de um moto sem placa; em outro momento, um rapaz recebe onze tiros quando fugia de um mercado, após ter furtado alguns pacotes de sabão em pó. São cenas chocantes e estarrecedoras.

 

Liga da Justiça

 

Depois da pressão da população e da mídia, o governador paulista Tarcísio de Freitas, apareceu apoiando a punição aos policiais envolvidos e dizendo que estava errado quando defendeu o fim das câmaras nos uniformes da PM. No entanto, em março(foto - Opinião da WeB), ele havia dado uma carta branca aos policiais para fazerem o que quiserem quando afirmou que não estava nem aí para as críticas contra as ações violentas da PM, e quem estivesse incomodado, podia procurar até a Liga da Justiça. Isso deve ter sido senha para os policiais se empoderarem e agirem sem limites contra a população.

 

Psicológico

 

O mais triste é sabermos que essas situações se repetem em todo o país. O trabalho do policial é estressante e muitíssimo arriscado, mas não justifica usar a população como alvo para descarregar o stress. É necessário um exame mais rigoroso e constante do perfil psicológico de quem atua no policiamento. Um exemplo, é o policial que deu onze tiros nas costas de um rapaz que havia furtado no supermercado, ele já havia sido reprovado no exame psicológico de admissão à corporação. Nas avaliações ele havia demonstrado descontrole emocional e personalidade instável, podendo agir por impulsividade em condições adversas. Esse PM com uma arma na mão é uma verdadeira bomba relógio, prestes a explodir a qualquer momento, como aconteceu.

 

E em RO?

 

Creio que muitos devem estar se perguntando: e como está em Rondônia? Bem aqui, aparentemente, os policiais militares são bem menos violentos que os paulistas. Mas para saber sobre a saúde mental desses homens que enfrentam situações estressantes todos os dias em Rondônia, é um segredo guardado a sete chaves. A coluna tentou por várias vezes saber sobre o número de PMs afastados do serviço por depressão, crise de pânico e outros problemas que afetam a mente, no entanto, ninguém da área de saúde ou comunicação social da corporação fornece essas informações. Como se falar em saúde mental da tropa fosse um assunto proibido. Esses profissionais são seres humanos e não robocop. Além disso, a sociedade merece ter essas informações!

 

PRF abandono

 

Falando em Polícia, é de dar pena ver a construção onde deveria funcionar a sede da Polícia Rodoviária Federal, na BR 364, sentido Acre, em Porto Velho, se acabando pela ação do tempo e pela irresponsabilidade com o dinheiro público. Talvez, quando decidirem retomar a construção, será melhor derrubar e começar de novo, tal deverá estar as condições da construção. É mais uma obra inacabada em nosso Estado, como tantas outras.

 

INSS

 

Outra obra, dessa vez terminada, mas abandonada é a sede do INSS, também na capital, na esquina das avenidas Imigrantes e Jorge Teixeira. Lá, houve um princípio de incêndio em uma sala e o local foi abandonado. Talvez, pelo tempo que o órgão paga aluguel pelo novo local de atendimento, poderiam ter arrumado a antiga sede e o cidadão estaria sendo atendido no local. A coluna deixa o espaço aberto para que a PRF e o INSS expliquem essas situações. Quem paga imposto agradece!

 

Sindsaúde

 

Essa semana, o Sindsaúde, que engloba os servidores da saúde no estado de Rondônia, promete fazer barulho. Está sendo organizada a 1ª Caminhada Pela Valorização dos Profissionais de Saúde, no dia 12 de dezembro(quinta-feira), com concentração às 08h, em frente à Assembleia Legislativa de Rondônia, na esquina das ruas Farquar e Calama, na capital. A presidente do Sindsaúde, Célia Campos, informou que o grupo saíra da Assembleia Legislativa em direção à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), depois, retorna para a ALE. “O protesto é pela não construção do Hospital Heuro, inclusive, vamos levar a pedra fundamental. Foi só o que sobrou desse hospital(foto abaixo). Além disso, também estaremos reivindicando concurso público na saúde, vale- alimentação, melhores condições de trabalho entre outros pontos. Esse atual Governo do Estado está massacrando a saúde. Queremos a valorização dos trabalhadores da Saúde em Rondônia. O mínimo que poderia fazer é a reposição é a reposição da inflação”, declarou. Entidades que também vão participar do evento são:  Sinderon, Sintraer, Soderon, Sinfar, Crefito e Coren.

 

Heuro Natimorto

 

Como o assunto é Heuro, de fato, o contrato do consórcio Vigor Turé com o Estado de Rondônia para construção do novo pronto socorro de urgência e emergência de Rondônia foi mesmo rescindido. Representantes do consórcio informaram para a coluna que uma das ideias daqui para frente é fazer um hospital privado no local. Outra opção que está sendo avaliada é vender a estrutura que já foi feita. “Como houve rescisão, acabou a pressa. Estamos vendo qual será o melhor caminho. Por tratar-se de uma BTS, o governo não terá que pagar nada, pois a empresa só recebe depois que entrega a obra pronta. Ainda não decidimos o que será feito”, explicaram. O que tudo isso quer dizer? Quer dizer que mais um governador, eleito e reeleito, passa pelo Executivo rondoniense e não consegue construir o novo Hospital João Paulo II, ou Heuro, como queiram falar. Os rondonienses não merecem isso!

 

Tudo Público

É por essas e outras que deveria haver uma lei que, ao assumir um cargo público, sendo eleito para tal, o político teria que abrir mão de escola e hospitais privados para ele e a família. Quando terminasse o mandato, poderia voltar a ter plano de saúde e escolas privadas para ele e a família. Provavelmente, as coisas seriam bem diferentes. Mas...!  

 

Trevas

 

E a deputada estadual Dra. Taíssa celebrou a aprovação pela Assembleia Legislativa de Rondônia do Projeto de 311/2023, que desobriga os pais a vacinarem os filhos menores, de 0 a 5 anos, contra covid-19. Um verdadeiro retrocesso, coisa da idade média. O pior é que por ideias como essas, vacinas estão se estragando e uma doença que poderia ser controlada, pode voltar a atormentar a vida da população.  Isso porque, gente como a deputada pode estimular a mutação do vírus da covid-19, criando cepas mais resistentes e aí, só Deus sabe o que pode ocorrer.

 

Assustador

 

A coluna ouviu o médico Luís Aranha, que é professor no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do campus avançado, em Monte Negro. Esse centro atua em pesquisa sobre doenças tropicais e ele é um dos grandes pesquisadores de vacinas. “Realmente é assustador isso. A vacina foi instituída com sucesso em fins de 1700. Estamos jogando quase 200 anos de história no lixo com essa ignorância, além de ser um crime. Isso também leva a uma diminuição da vacinação contra outras doenças, que são tão importantes quanto, como difteria, tétano e sarampo, que voltamos a ter casos. São doenças perfeitamente evitáveis. Isso tudo é, acima de tudo, uma bandeira de luta desse grupo negacionista e ignorante”, disse.

 

Sem lógica

 

Outro médico ouvido pela coluna, o infectologista Sérgio Basano, também classificou a aprovação do projeto da deputada Dra. Taíssa como lamentável. Ele disse que não tem lógica e que esse tipo de assunto, nem deveria ser pauta de uma Assembleia Legislativa. “É uma ação ideológica, sem fundamento e que, infelizmente, acaba impactando numa taxa de abandono e rejeição a todas as vacinas. Conversei com colegas que me disseram que algumas outras doenças, como broncos inflamações são muito piores em quem não vacina”, alertou.

 

PT de Ressaca

 

Mudando de assunto, recentemente, a coluna conversou com integrantes do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, e o clima é de ressaca pesada. Contaram que o grande erro do partido nas últimas eleições foi mesmo ter ido a reboque do PDT, tendo o advogado Célio Lopes, como cabeça de chapa para a prefeitura da capital. Disseram que com essa escolha, ninguém ganhou! Célio perdeu a votação e abraçou uma candidatura que estava de mãos dadas com o bolsonarismo, fato que decepcionou ainda mais a militância petista. Críticas às posturas dos diretórios do partido tanto na capital como a nível estadual não faltaram. A ex-senadora Fátima Cleide também não foi poupada. “Não queremos intervenção no diretório, vamos aguardar o próximo ano quando haverá a mudança de direção”, prometeram. Essa história ainda vai render muito!

 

 

Casal

 

Uma mulher foi assassinada por um motivo fútil. Os autores são Zelia Rocha de Araújo e Elivelto da Silva Paulino. A vítima foi Simone Sussuarana(foto), de 51 anos, que era dona do imóvel, no bairro Lagoa, na capital, onde o casal residia. O motivo de terem agredido, matado e colocado o corpo em uma mala, foi o não pagamento de aluguel do imóvel que estava atrasado há dois meses. A dupla levou e enterrou o cadáver no setor chacareiro, no bairro Jardim Santana.

 

Postando

Agora, a Polícia Civil tenta localizar Zênia e Elivelton. Os dois continuaram morando na casa normalmente, porém, quando a polícia descobriu o corpo de Simone, ambos sumiram sem deixar rastro. No entanto, até meados da última semana, ela continuava fazendo postagens em uma rede social. As investigações apontam que eles estejam no estado do Amazonas. Quem souber informações sobre o casal, denuncie à polícia.

 

Corajosa

 

 

O Programa Conexão Rondoniaovivo conversou com a artesã Suelen Nascimento. Ela está há sete meses viajando em uma kombi pela América do Sul e passou por Porto Velho na semana passada. Suelen relatou ao jornalista Ivan Frazão, que saiu de Brusque, em Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a maioria dos países sul americanos e uma parte do Brasil. Falou também como tem feito para sobreviver na estrada e sobre os medos e alegrias nessa jornada. Assista aqui a entrevista e veja o Instagram de Suelen.

 

Convite

 

Um excelente programa para os portovelhenses é visitar a exposição de quadros ‘Caleidoscópio’, que foi aberta na última sexta-feira, dia 06, na Galeria de Artes Ivan Marrocos, que fica ao lado da Praça da Três Caixas D’Águas, no centro de Porto Velho. São mais de 150 quadros pintados pelo artista Flávio Dutka. Ele também é professor no Vale do Cuniã, onde estimula os jovens ribeirinhos a pintar e, dessa interação, nasceu uma série de quadros que também estão nessa exposição. Venha prestigiar e conhecer essa arte que tem como cenário a floresta, o rio, os animais e os moradores do Vale do Cuniã. Veja a entrevista dele para o Conexão Rondoniaovivo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS