UCRÂNIA E GAZA: UNIR discute crise no capitalismo mundial e guerras

Mesa redonda com especialistas abordará crise causada pelas principais guerras

UCRÂNIA E GAZA: UNIR discute crise no capitalismo mundial e guerras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O tema da rodada de palestras é Capitalismo em crise: movimentos sociais e as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza e abordará os efeitos das guerras nas movimentações sociais. Aberto para a comunidade acadêmica e para o público externo, o evento acontecerá em Porto Velho e Rolim Moura.
 
O evento é aberto para acadêmicos e interessados na temática. A primeira edição será nesta quarta-feira (27), no Auditório da Dired Campus de Porto Velho, das 19h30 às 22h30. As palestras e debates serão sobre o tema Os 107 anos da revolução russa e a guerra na Ucrânia e Faixa de Gaza, tendo como palestrante o Professor Doutor Erson Martins de Oliveira - Professor aposentado da PUC/SP, e como mediador da mesa o Professor Doutor Valdir Aparecido de Souza.
 
Outro tema da noite será O povo palestino e a Guerra na Faixa de Gaza, com o palestrante Professor Doutor Ualiid Hussein Ali Mohd Rabah (Frente de Defesa do Palestino), e como mediador da mesa de debate o Professor Doutor Leomar Rippel.
 
A segunda edição será na quinta-feira (28) no Auditório da Biblioteca Fernando Pessoa do Campus de Rolim de Moura (RO), das 13h30 às 17h30. Serão dois temas abordados nos debates sendo que o primeiro é Educação, Marxismo e Movimentos Sociais, tendo como palestrante o Professor Doutor Dr. Erson Martins de Oliveira (Professor aposentado da PUC/SP). O mediador da mesa de debate será a Professora Maria das Graças de Araújo.
 
O segundo tema será A crise do capitalismo e a destruição da natureza, tendo como palestrante o Professor Doutor Dr. Fernando Bilhalva Vitória (Professor da Universidade Federal de Rondônia - Unir). A mediadora da mesa de debate será a Professora doutora Tatiane Rodrigues de Souza
 
Trata-se de um projeto que tem como temática central as revoluções ocorridas ao longo dos séculos XIX e XX na França, no leste europeu, Rússia, China e Cuba, bem como as guerras atuais fortalecidas pelo imperialismo, que está destroçando milhares de vidas nos últimos dias no Oriente, sobretudo na Faixa de Gaza e na Ucrânia. 
 
A execução da proposta se dará por meio de debates, de exibição de filmes, ou seja, nos valeremos da linguagem cinematográfica, artística. Para, além disso, em diálogos com as demais graduações existentes no campus universitário de Rolim de Moura desenvolveremos oficinas demonstrativas de cuidados com a natureza e seus diversos seres para formar uma consciência política de seguir e contrapor a luta em defesa do Socialismo. Entendemos que as atividades possibilitarão que os participantes possam reconhecer sua identidade de classe, explicando para si e aos outros as razões sua opção política, superando a concepção ingênua estabelecida por fontes/mecanismos diversos, sem compreender as orientações históricas onde estão situadas tais concepções. 
 
De acordo com os pressupostos teóricos do marxismo a construção do Socialismo se coloca no ponto alto da defesa da natureza e, portanto, da preservação da vida na terra, pois o capitalismo destrói o homem e a natureza. De acordo com as exposições de István Mészáros (2003), na obra “O século XXI – Socialismo, ou barbárie? E responde que no século XXI ou o socialismo se estabelece ou a barbárie social se generaliza no universo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS