SINJUR agradece aos parlamentares
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em uma sessão histórica realizada nesta terça-feira (19), o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado. O momento foi marcado por discursos de reconhecimento e agradecimentos, tanto por parte dos parlamentares quanto pelo Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (SINJUR).
Nos últimos 14 anos os servidores do Judiciário não tiveram recomposições salarias que acompanhassem a inflação e o poder de compra decresceu muito. Este reajuste concedido no Plano de Cargos e Carreiras, que foi de 16,64%, veio para trazer as perdas inflacionárias de 2010 até hoje.
Durante a sessão, o Presidente do Poder Legislativo destacou a relevância do modelo de PCCS apresentado. “Quando vi o presidente do sindicato e o desembargador juntos, percebi que todos os esforços foram feitos para garantir este avanço. O modelo proposto pelo TJ é inovador e servirá de exemplo para os servidores desta Casa”.
Reconhecimento do SINJUR
Após a aprovação, André Coelho, presidente do SINJUR, expressou sua gratidão aos parlamentares que apoiam a causa, além de destacar o papel fundamental dos servidores na conquista: “Essa vitória é de todos nós, mas, principalmente, dos servidores que se mobilizaram e demonstraram seu apoio durante todo o processo. Sem eles, isso não teria sido possível”, declarou André.
Rafael Campanha, Diretor de Comunicação lembrou: “Realizamos visitas aos Desembargadores para sensibilizá-los da necessidade de recompor a perda inflacionária. Também diligenciamos nos Gabinetes do Deputados Estaduais para mostrar a justiça que é este Plano de Cargos. Tudo isso foi feito, porém sem a habilidade de negociação do nosso Presidente André Coelho, que soube conduzir os diálogos tanto com a categoria e a alta Administração do Tribunal, este momento não seria possível”.
Já o Diretor Jurídico do sindicato lembrou: “No nosso primeiro ano de mandado já conseguimos este grande feito, o que me anima para seguir representando meus colegas. Nosso papel é a defesa dos trabalhadores e é isso que fazemos diuturnamente”.
O presidente André ainda afirmou que continuará acompanhando de perto a tramitação do projeto até a sanção do governador Marcos Rocha. “Desde nossa posse, o PCCS sempre foi nossa prioridade zero um e vamos permanecer vigilantes para garantir que este plano se concretize e esteja implementado em janeiro de 2025”, completou.
Um Plano Inovador
O PCCS aprovado é considerado um marco para o Judiciário rondoniense. Além de atualizar a remuneração dos servidores, o plano aumenta os percentuais de promoção na carreira dos Auxiliares, Técnicos e Analistas, que passa de 1,5% para 3%, seguindo alinhado as melhores práticas de gestão de pessoal e valorização dos anos trabalhados em prol da sociedade.
Missão Dada é Missão Cumprida
A gestão passada do SINJUR tentou, por seis anos, porém não conseguiu. A atual gestão do sindicato, que tomou posse em primeiro de janeiro deste ano, mostrou habilidade, perseverança, trabalho e espírito de corpo com a concretização deste PCCS. Foram meses de articulações entre o SINJUR, o Tribunal de Justiça e os parlamentares estaduais. Os servidores do Judiciário também desempenharam papel crucial, participando de manifestações e dialogando com os representantes para reforçar a importância do plano.
Próximos Passos
Agora, o projeto segue para a sanção do governador Marcos Rocha. Com a expectativa de aprovação final, os servidores aguardaram ansiosos para ver o PCCS implementado, trazendo o justo merecimento a estes trabalhadores que são chancelados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
como “Selo Diamante”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!