ATAQUE À DEMOCRACIA: PF indicia Bolsonaro e mais 36 por plano de golpe

Inquérito com 37 indiciados foi finalizado nesta quinta-feira (21) e enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF)

ATAQUE À DEMOCRACIA: PF indicia Bolsonaro e mais 36 por plano de golpe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado no Brasil após o resultado das eleições presidenciais de 2022, em que Bolsonaro saiu derrotado.
 
Além do ex-presidente, a PF concluiu que houve indícios de crime de mais de 36 pessoas. O relatório final foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Estão entre os indiciados:
 
- Jair Bolsonaro;
- Mauro Cid;
- Anderson Torres;
- Augusto Heleno;
- Valdemar Costa Neto;
- Marcelo Câmara;
- Alexandre Ramagem;
- Mario Fernandes;
- Hélio Ferreira Lima;
- Rafael Martins de Oliveira;
- Rodrigo Bezerra de Azevedo;
- Wladimir Matos Soares.
 
Os 37 foram indiciados pelos crimes de:
 
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- organização criminosa.
 

Plano de assassinato

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã de terça-feira (19), uma operação contra organização criminosa responsável por planejar os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Segundo a PF, o grupo – formado em sua maioria por militares das Forças Especiais (FE), os chamados “kids pretos” – visava um golpe de estado para impedir a posse do governo eleito em 2022.
 
Os investigados teriam planejado os assassinatos de Lula e do então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), no dia 15 de dezembro de 2022. A PF também informou que Moraes era monitorado continuamente.
 
A organização previa ainda a instituição de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para lidar com as consequências das ações.
 
Conforme antecipou a CNN, a PF conclui que Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” do plano.
 
 

Relembre 8 de Janeiro

Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília.
 
O ato ocorreu como forma de contestar o resultado das eleições presidenciais de 2022. À época, o governo federal decretou intervenção na segurança do Distrito Federal, e mais de 1.800 pessoas foram detidas nos dias seguintes à invasão.
 
As investigações buscaram identificar financiadores e grupos organizados nas redes sociais para planejar os ataques. Bolsonaro também passou a ser investigado após evidências de que incentivou discursos golpistas.
 
O STF aceitou denúncias contra centenas de envolvidos por crimes como associação criminosa, dano ao patrimônio público e tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito. Dezenas de réus já foram condenados.
 
Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

ORAL PRIME SK LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS