IDEIA DE JERICO: CAERD nega pedido da SEMUSB para jogar chorume no rio Madeira

Prefeitura de Porto Velho queria jogar chorume onde a CAERD faz a captação de água

IDEIA DE JERICO: CAERD nega pedido da SEMUSB para jogar chorume no rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, Cléverson Brancalhão, negou o pedido de anuência feito pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos - SEMUSB, a um possível despejo de chorume ao lado da unidade de captação de água para residências, localizada no rio Madeira, em Porto Velho. 



Conforme o ofício 1606/24, encaminhado à SEMUSB, O chorume é resíduo líquido gerado em aterros sanitários e contem elevada carga de contaminantes, os quais podem comprometer a qualidade da água captada para consumo humano, além de causar sérios danos ambientais, de acordo com normas técnicas e legislação brasileira. 



"Por todo o exposto, solicitamos que a prefeitura de Porto Velho suspenda eventuais licenças de operação e instalação e, a empresa busque outro local de descarte de chorume tratado, levando em consideração que o tema seja levado a audiência pública e conhecimento da SEDAM, IBAMA, ANA e do Ministério Público por se tratar de fiscal da lei, pois, o assunto é de extrema relevância para população de Porto Velho", alegou Cléverson Brancalhão. 



Como informado pela reportagem do Rondoniaovivo, o chorume, mesmo tratado, vem carregado de componentes químicos danosos à saúde humana como cádmio, chumbo, mercúrio, zinco, cobre e níquel, motivo pelo qual o pedido feito pela SEMUSB causou espanto a todos que tomaram conhecimento sobre ele.



Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, estabelece limites máximos para o lançamento de efluentes em corpos de água. O chorume in natura não atende a esses limites, sendo necessária a implantação de um sistema de tratamento específico.



Vale destacar que o rio Madeira é de competência da Agência Nacional de Águas - ANA, motivo pelo qual nem mesmo a CAERD ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA, podem autorizar esse despejo de chorume de lixo urbano no curso do rio.

Galeria de Fotos da Notícia

IDEIA DE JERICO: CAERD nega pedido da SEMUSB para jogar chorume no rio Madeira

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS