IDEIA DE JERICO: CAERD nega pedido da SEMUSB para jogar chorume no rio Madeira

Prefeitura de Porto Velho queria jogar chorume onde a CAERD faz a captação de água

IDEIA DE JERICO: CAERD nega pedido da SEMUSB para jogar chorume no rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, Cléverson Brancalhão, negou o pedido de anuência feito pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos - SEMUSB, a um possível despejo de chorume ao lado da unidade de captação de água para residências, localizada no rio Madeira, em Porto Velho. 



Conforme o ofício 1606/24, encaminhado à SEMUSB, O chorume é resíduo líquido gerado em aterros sanitários e contem elevada carga de contaminantes, os quais podem comprometer a qualidade da água captada para consumo humano, além de causar sérios danos ambientais, de acordo com normas técnicas e legislação brasileira. 



"Por todo o exposto, solicitamos que a prefeitura de Porto Velho suspenda eventuais licenças de operação e instalação e, a empresa busque outro local de descarte de chorume tratado, levando em consideração que o tema seja levado a audiência pública e conhecimento da SEDAM, IBAMA, ANA e do Ministério Público por se tratar de fiscal da lei, pois, o assunto é de extrema relevância para população de Porto Velho", alegou Cléverson Brancalhão. 



Como informado pela reportagem do Rondoniaovivo, o chorume, mesmo tratado, vem carregado de componentes químicos danosos à saúde humana como cádmio, chumbo, mercúrio, zinco, cobre e níquel, motivo pelo qual o pedido feito pela SEMUSB causou espanto a todos que tomaram conhecimento sobre ele.



Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, estabelece limites máximos para o lançamento de efluentes em corpos de água. O chorume in natura não atende a esses limites, sendo necessária a implantação de um sistema de tratamento específico.



Vale destacar que o rio Madeira é de competência da Agência Nacional de Águas - ANA, motivo pelo qual nem mesmo a CAERD ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA, podem autorizar esse despejo de chorume de lixo urbano no curso do rio.

Galeria de Fotos da Notícia

IDEIA DE JERICO: CAERD nega pedido da SEMUSB para jogar chorume no rio Madeira

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS