NA CAPITAL: Decisão de Flávio Dino pode mudar eleição de Diretoria da Câmara

Flávio Dino argumentou que a eleição antecipada é um vetor de desigualdade entre os membros das casas legislativas

NA CAPITAL: Decisão de Flávio Dino pode mudar eleição de Diretoria da Câmara

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Flávio Dino, obrigou o parlamento estadual rondoniense a se mobilizar em uma sessão extraordinária realizada nesta última segunda-feira (18), para anular a eleição da Mesa Diretora do biênio 25/26 da Casa de Leis rondonienses. 
 
Segundo a ALE/RO, foi necessária essa mudança para evitar possíveis intromissões do STF na Mesa Diretora que assume a partir do próximo mês de fevereiro de 2025.
 
Atendendo a uma solicitação da Procuradoria Geral da República - PGR, o ministro Flávio Dino anulou a eleição antecipada da Assembleia Legislativa do Pernambuco sob a alegação de que esse molde de pleito para os parlamentos está fugindo do que dita a Constituição do Brasil. 
 
“Eles (os Parlamentos) devem respeitar os limites impostos pelos princípios republicano e democrático. Da mesma forma, a autonomia estadual para definir o momento das eleições das mesas diretivas deve ser exercida conforme as diretrizes constitucionais”, justificou Dino em sua decisão. 
 
Prestes a iniciar uma nova legislatura, a Câmara de Vereadores de Porto Velho utiliza esse procedimento de eleições antecipadas há décadas, motivo pelo qual a recente decisão de Flávio Dino pode alterar o formato de eleição em 2025, que acontece no próximo dia 1 de janeiro. 
 
Em sua decisão, Flávio Dino ainda argumentou que a eleição antecipada é um vetor de desigualdade entre os membros das casas legislativas. 
 
“É uma medida que diminui a chance de que outros grupos ou coalizões minoritárias possam disputar a liderança no segundo biênio, mesmo que o cenário político tenha se alterado", alegou o ministro.
 
Ao que tudo indica, o Parlamento Mirim deverá seguir o modelo adotado nesta semana pelo legislativo estadual para evitar possíveis embaraços com a Justiça.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS