A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) encerrou com um excelente desempenho de Rondônia, que conquistou 22 medalhas entre estudantes de escolas públicas e particulares. Dos premiados, 11 são de Porto Velho, cinco de Pimenta Bueno, dois de Seringueiras e um de Ji-Paraná, Nova Brasilândia, Alvorada do Oeste e Vale do Paraíso, respectivamente. O primeiro colocado estadual será anunciado na cerimônia oficial em Brasília, no dia 27 de novembro, quando receberá medalha, certificado e um notebook como prêmio.
Rondônia alcançou mais de 3.654 inscritos, o dobro da meta prevista, envolvendo alunos do 8º e 9º anos em atividades voltadas para a conscientização sobre eficiência energética e sustentabilidade. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), utilizou jogos e desafios educativos para engajar os participantes no consumo responsável de energia.
“A ONEE é fundamental para conscientizar os jovens sobre o impacto do consumo energético no meio ambiente e no cotidiano das famílias. Esse aprendizado terá reflexos positivos no futuro”, destacou Rérisson Bessa, analista de Eficiência Energética da Energisa em Rondônia.