O Ministério do Meio Ambiente publicou nesta semana no Diário Oficial da União a Portaria 1.202 que denomina as cidades brasileiras prioritárias nas ações de combate ao desmatamento, ações de prevenção, controle e redução dos desmatamentos e degradação florestal.
Além da capital, Porto Velho, o estado de Rondônia aparece com mais cinco municípios na lista, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Machadinho do Oeste e Nova Mamoré. Todas essas cidades terão prioridade do Governo Federal.
Essa Portaria também traz um ponto positivo ao estado de Rondônia, já que lista o município de Pimenta Bueno como região onde o desmatamento está monitorado e sob controle. Apenas nove cidades de três estados aparecem nesta lista.
O documento foi assinado pelo ministro substituto do Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Capobianco, que está no comando da pasta enquanto a ministra Marina Silva segue em viagem oficial ao Arzebaijão, onde acontece a conferência do clima da ONU.
Nesta última quarta-feira (13), o governador de Rondônia Marcos Rocha discursou ao público presente na conferência e alertou para a necessidade constante do fortalecimento das fiscalizações e combates aos crimes ambientais no Estado.
Veja a Portaria: