O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Promotor de Justiça Bruno Ribeiro de Almeida, ministrou a palestra "Defesa do Meio Ambiente e dos Trabalhadores Rurais em casos de deriva de agrotóxico", no Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, na quarta-feira (13/11). O evento faz parte do projeto "MP em Debate Acadêmico".
O objetivo do projeto é o fomento de uma sociedade mais consciente e engajada com as questões jurídicas e sociais, além de inspirar e aproximar futuros profissionais da Instituição, de acordo com as peculiaridades de cada região.
O Promotor de Justiça abordou sobre responsabilidade civil e penal na proteção do meio ambiente, melhoria dos sistemas de denúncias, necessidade de regras para proteger a agricultura familiar e a agroecologia.
A perda em massa de animais polinizadores, riscos à saúde de trabalhadores e alunos por insuficiência de distâncias mínimas para aplicação de agrotóxicos também foram assuntos ressaltados pelo membro do Parquet.
Além dos alunos e funcionários da escola, o evento contou com mais de cem expositores da agroecologia de todo estado, que expuseram seus produtos na 1ª Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do Ifro.
Projeto "MP em Debate Acadêmico"
O projeto "MP em Debate Acadêmico" é promovido pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI) do MPRO, que busca levar conhecimento sobre a atuação do Ministério Público para estudantes, esclarecendo suas funções e a importância de seu trabalho na sociedade.
O evento faz parte de um esforço contínuo do MPRO para fortalecer a compreensão sobre a missão ministerial e inspirar os estudantes a considerarem uma carreira no Direito.