OAB/RO: Márcio Nogueira atua por defesa dos honorários advocatícios

OAB/RO: Márcio Nogueira atua por defesa dos honorários advocatícios

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A gestão do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Dr. Márcio Nogueira, tem se tornado referência pela intensa defesa dos honorários advocatícios. Desde o início de seu mandato, Nogueira estabeleceu como uma de suas principais bandeiras a valorização da remuneração dos advogados, combatendo o aviltamento de honorários e criando mecanismos de proteção e orientação para a classe.
Sob sua liderança, a OAB-RO buscou implementar uma gestão humanizada, marcada pela proximidade com a advocacia rondoniense. Dr. Márcio sempre enfatizou o compromisso de enxergar cada advogado como um profissional indispensável à justiça e, por isso, desenvolveu ações para apoiar a categoria. Com essa visão, a Comissão de Defesa de Honorários foi reativada logo no início de sua gestão, com a missão de fortalecer a representatividade dos advogados e assegurar o respeito à sua principal fonte de subsistência: os honorários.
Ciente de que os honorários são o “ganha-pão” da advocacia, Márcio Nogueira adotou medidas para que advogados que tivessem seus honorários violados pudessem contar com o apoio da Ordem. A partir dessa estrutura, foi criada uma rede de assistência, permitindo que advogados reportassem casos de não-pagamento ou aviltamento de honorários, sobretudo de sucumbência, e situações de negativa de destacamento em Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
 
 
Além disso, atento às necessidades dos advogados diante de uma tabela defasada, Nogueira organizou audiências públicas e coletou sugestões da categoria para a atualização da tabela de honorários, ação que teve ampla participação tanto presencial quanto online. Em um processo de aproximadamente dois meses, a nova tabela foi aprovada, trazendo justiça e adequação à realidade pós-pandêmica para a advocacia rondoniense.
 
 
A gestão de Márcio também abriu caminho para uma nova dinâmica de atuação da OAB-RO, colocando o advogado no centro das decisões, com apoio integral nas lutas e desafios enfrentados pela classe. Inspirado na frase de Ernest Hemingway – “Quem estará nas trincheiras ao teu lado? E isso importa? Mais do que a própria guerra.” –, Márcio Nogueira reiterou a importância de lutar ao lado dos advogados e advogadas, construindo uma gestão que compreende as dores e se posiciona firmemente na defesa de suas prerrogativas.
 
Ao longo desses três anos, Dr. Márcio liderou um gesto firme contra a prática de fixação de honorários sucumbenciais por equidade, o presidente da OAB-RO, junto aos conselheiros federais, assinou e entregou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um memorial contrário a essa possibilidade. O objetivo foi garantir que os honorários sucumbenciais sejam calculados de forma justa, especialmente em causas de alto valor, como estipulado no Código de Processo Civil.
 
Em Rondônia, a OAB-RO interveio em um processo no Tribunal de Justiça do estado, conseguindo elevar de 3% para 10% os honorários de sucumbência em um caso que envolvia execução fiscal. Esse resultado, obtido após a intervenção da Comissão de Fiscalização e Defesa dos Honorários Advocatícios e da Procuradoria Jurídica da Ordem, estabeleceu um precedente de valorização para a advocacia rondoniense. Foram feitos cerca de 140 atendimentos, com orientações, assistência  jurídica, habilitação  em processos
 
A OAB-RO também se destacou em caravanas junto a juízes e desembargadores, defendendo o entendimento de que os honorários sucumbenciais em casos de alto valor devem respeitar os percentuais estipulados pelo CPC. 
 
A gestão Márcio Nogueira tem sido incansável na luta pela aplicação da jurisprudência que reconhece o direito dos advogados a honorários dignos e compatíveis com o trabalho realizado.
 
Outra conquista importante foi a padronização e criação de um sistema para que advogados possam relatar à Comissão de Honorários casos de aviltamento, permitindo à OAB-RO agir com celeridade e eficiência para proteger os interesses da advocacia no estado. Além disso, campanhas de conscientização e palestras sobre o tema foram promovidas para fortalecer a advocacia e evitar a violação dos direitos de seus profissionais.
 
Algumas delas:
 
 " Não aviltem seus honorários" 
 
"Os honorários  de sucumbência  são do advogado/advogada* 
 
Colóquios  jurídicos e várias  oficinas no interior....
 
São ações que refletem o compromisso de Dr. Márcio Nogueira em atuar com coragem e independência para que os advogados de Rondônia tenham garantido o respeito aos honorários advocatícios.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS