O Sistema FAPERON/SENAR realizou, na última quarta-feira (6), sua 1ª Excursão Técnica de Piscicultura, com o objetivo de incentivar e fortalecer a cadeia produtiva de peixes na região central de Rondônia.
O evento, ocorrido no município de Urupá, foi organizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Alvorada D’Oeste, por meio do presidente do Sindicato Harllen Correia e conduzido pelo agente de negócios Leandro Ezequiel.
A ação aconteceu em duas propriedades rurais. A primeira visita ocorreu no Sítio Águas Claras, do produtor José Pereira da Silva Filho, localizado na Linha 9, Lt 13 e 14. A segunda visita foi ao Sítio Alto Alegre, de propriedade do senhor Celso Alves, ambas atendidas pela técnica e engenheira de pesca Janaiara Dutra e supervisionados por Keila Paiva.
Durante a excursão, foram ministradas palestras técnicas para os produtores. O engenheiro de pesca Douglas Guedes apresentou uma palestra sobre sanidade na piscicultura, abordando práticas de prevenção e controle de doenças.
Aeradores
Em seguida, Hertônio Paz, também engenheiro de pesca, conduziu uma palestra sobre a eficiência do uso de aeradores na piscicultura, destacando sua importância para melhorar a qualidade da água e otimizar o crescimento dos peixes.
Estiveram presentes produtores atendidos pela ATeG em Piscicultura, dos municípios de Candeias do Jamari, Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste e Urupá, além de representantes importantes do setor, como Herlan Lopes (SEAGRI), Raica Esteves (Ministério da Pesca e Aquicultura), Denis Farias (Sebrae) e o produtor José Rodrigues. Janaiara Dutra, técnica de campo e engenheira de pesca da região de Urupá, também acompanhou as atividades, oferecendo suporte técnico aos participantes.
O Sistema FAPERON/SENAR agradeceu o apoio das cooperativas SICOOB Centro, Crediss e Cresol, além das empresas Canta Galo e ADM, que colaboraram para o sucesso da excursão.
Essa iniciativa reforça o compromisso do SENAR em atuar junto a parceiros e instituições para promover o desenvolvimento da piscicultura e a geração de novas oportunidades para os produtores rurais de Rondônia.