Apresentado mensalmente pelos cientistas do Programa de Educação Tutorial - PET, do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, o valor médio da cesta básica apresentou um dado curioso, o aumento considerável do preço do tambaqui em um período de um ano dentro de Porto Velho.
No último mês de outubro, conforme os dados, a banda tratada do tambaqui registrou o preço médio de R$ 30,27 na capital de Rondônia. Esse valor é 1,27% maior em relação ao último mês de setembro, chegando a um aumento somado de 49,67% nos últimos doze meses.
A seca histórica registrada neste ano pode ter sido um dos fatores que contribuiu para esse encarecimento de um alimento tradicionalmente consumido pelos cidadãos portovelhenses, além da inflação registrada ao longo do último ano.
Conforme a UNIR, os dados são coletados em diversos estabelecimentos comerciais de Porto Velho e refletem o impacto direto da inflação nos produtos essenciais, indicando um cenário de pressão nos orçamentos familiares.